Domingo, 11 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

FENAVEGA: PORTO VELHO CAPITAL DA NAVEGAÇÃO



Problemas que afetam a navegação nos rios amazônicos, em especial o Rio Madeira, foi tema de mais uma discussão da Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária – FENAVEGA. A quarta edição do movimento nacional “Capital da Navegação” teve como proposta encontrar soluções e expandir o debate sobre, garimpo e pirataria nos rios da Amazônia, dragagem, sinalização e transposição de troncos na hidrovia, privatização da Hidrovia do Rio Madeira, desburocratização da navegação, investimentos no porto público de Porto Velho, no Centro de Treinamento de Aquaviários e no futuro aquaviário do Estado de Rondônia.

O movimento Porto Velho Capital da Navegação reuniu autoridades e representantes dos órgãos competentes no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O presidente da FENAVEGA Raimundo Holanda abriu o debate falando do garimpo ilegal, onde cerca de 360 dragas trabalham totalmente na ilegalidade no Rio Madeira, a luz do dia, e acabam encostando-se às balsas apresentando perigo, podendo ocasionar um grande acidente que segundo Holanda será pior que o de Santa Maria, mas que a Marinha já foi alertada e nenhuma providencia foi tomada.

“O movimento tem fortalecido bastante a navegação, percorrendo todos os estados levando apoio e mostrando para a sociedade no modo em geral a importância da navegação para o desenvolvimento do Brasil”. Ressaltou Raimundo Holanda.

O diretor da Agencia Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Adalberto Tokarski, destacou a inciativa da FENAVEGA, de discutir toda a navegação, questão portuária, a dragagem, e disse ainda que o Rio Madeira é bastante estratégico para a região norte e principalmente para Rondônia, mas que precisa se discutir mais esse tema, e que a sociedade está pouco envolvida. O diretor da ANTAQ admitiu a necessidade de uma dragagem no Rio Madeira, para que haja um transporte constante na hidrovia.

Emerson Castro, Chefe da Casa Civil do Estado de Rondônia, que na ocasião representou o Governador Confúcio Moura, falou sobre o garimpo ilegal na região, segundo ele a SEDAM, juntamente com a Secretária de Finanças e Ministério Publico estão fazendo um trabalho de organização, e que a exploração sendo de forma correta, sem agredir o meio ambiente não há nenhum problema, mas que precisa o estado estar presente.

Representantes da bancada federal de Rondônia, também participaram do evento, o deputado Marcos Rogério, um dos deputados mais atuante nessa questão do transporte aquaviário, fez a comparação dizendo: “Todo mundo vê a quantidade de carretas transportando soja, milho e outros produtos, todos conseguem enxergar o volume de acidentes  e de vidas que são perdidas em razão do que acontece nas rodovias, mas as pessoas não conseguem enxergar  que toda essa carga que passa pela rodovia chega no porto público de Porto Velho ou nos terminais privados e ganham a hidrovia e não se tem registro de acidentes na dimensão que temos nas estradas, e com transporte mais barato, reafirmando assim a necessidade de melhorar o transporte aquaviário”.

Histórico do movimento

A primeira edição da mobilização foi realizada em março deste ano, em Belém. Na ocasião, as lideranças do setor discutiram questão da Poligonal do Porto de Manaus e de Belém, a cobrança de tarifa pela CDP para utilização do canal de acesso ao Porto de Belém, dentre outros assuntos, que envolvem o transporte aquaviário.

Em abril, as lideranças do setor brasileiro de navegação voltaram a se reunir no interior de São Paulo. O foco principal do debate foi a paralisação da navegação na Hidrovia Tietê-Paraná, que vem afetando o setor desde maio do ano passado quando o transporte de cargas foi interrompido para priorizar a geração de energia. Já no último mês de junho, os empresários e representantes sindicais debateram formação de aquaviários em Porto Alegre (RS).

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoDomingo, 11 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano, solicita Rondônia Cidadã para o condomínio pró-moradia Leste, em Porto Velho

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano, solicita Rondônia Cidadã para o condomínio pró-moradia Leste, em Porto Velho

Reforçando o compromisso com a inclusão social e a cidadania, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos

Deputado Delegado Lucas anuncia emenda de R$ 6 milhões para Buritis

Deputado Delegado Lucas anuncia emenda de R$ 6 milhões para Buritis

O município de Buritis vai receber, em 2025, o maior volume de recursos já destinados de uma única vez por um deputado estadual. O anúncio foi feito

Mães compartilham histórias que inspiram

Mães compartilham histórias que inspiram

Quem compareceu a roda de conversas realizada no auditório da Uninassau, na noite da última terça-feira (6), teve a oportunidade de conhecer um pouc

Gente de Opinião Domingo, 11 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)