Sábado, 1 de janeiro de 2011 - 11h22
Famílias retiradas das áreas de risco dos bairros Triângulo e Baixa da União durante a “Operação Sai D’água”, realizada pela prefeitura de Porto Velho, comemoram o fato de estarem nas novas moradias doadas pelo município. As 240 famílias retiradas literalmente do meio da lama estão instaladas em um condomínio construído na Estrada de Santo Antônio, próximo ao local das antigas casas.
A aposentada Marina Cartogena, 79 anos, que durante 25 anos conviveu com os perigos das inundações, disse que pela primeira vez passou o Natal longe da lama. “Essa moradia é ótima e para mim é uma grande alegria”, disse. Ela mora no apartamento 104 do bloco 5. A vizinha dela, Maria do Socorro Marques, 39 anos, ambulante que também durante 25 anos viveu no meio da lama, declarou: “É melhor do que eu imaginava, lá a água invadia a casa e eu vivia o tempo todo com medo. O Natal este ano foi bom demais, longe da lama. Não tenho do que reclamar”, comemorou sorrindo.
Laura Nogueira da Silva, 34 anos, que nasceu e se criou na área de risco temia por uma tragédia todas as noites. “Aqui minha casa não vai alagar, não vou passar noites de sono com medo de perder meus filhos”, afirmou.
Para Conceição Ramos, 75 anos, a vida agora é só felicidade. Durante 50 anos ela morou no Baixa da União e passou por muitos perigos durante o inverno. O novo endereço dela é apartamento 101, bloco 1. “Eu agora estou no céu, estou na glória. Natal sem lama foi ótimo e eu agradeço ao prefeito Roberto Sobrinho”, disse.
O servidor público Francisco Feitosa, 35 anos, que também nasceu e se criou no Baixa da União, agradeceu o prefeito Roberto Sobrinho. “Agora temos moradia digna. Isso aqui é uma maravilha. Na antiga casa eu tinha seis meses de alegria e seis de tristeza, só com prejuízos e muita dor de cabeça. Agora tá bom demais”, comemorou.
Alegria também para Francisco Barroso da Silva, auxiliar de serviços gerais, 66 anos, que há dez anos morava na região de risco e foi contemplado com um apartamento doado pela prefeitura. “Estou muito contente. Finalmente saímos de dentro daquele igapó”, comentou. A mulher dele, a dona de casa Maria da Conceição dos Santos, 40 anos, é outra que fez questão de falar da nova casa. “Aqui está muito melhor”, acrescentou. O casal mora no apartamento 101, bloco 4.
Atendimento continua
Mesmo após, a conclusão da “Operação Sai D’água”, a prefeitura mantém equipes no condomínio para atender os moradores. “Estamos aqui para atender às necessidades dessas pessoas em tudo o que pudermos ajudar”, afirmou a diretora do departamento de habitação da Semur, Solange Carvalho. As técnicas de assistência social, Helenyr Nunes e Doralice Conceição orientavam os moradores do condomínio quanto aos cuidados com o lixo e esclareciam as dúvidas.
Munidas de uma máquina de xerox, outra equipe auxiliava os moradores preparando documentos para a regularização dos serviços de água e energia elétrica. Por sua vez, a secretaria municipal de Transportes e Trânsito (Semtran) providenciou instalação de redutores de velocidade em frente ao condomínio, para evitar acidentes. Servidores municipais vão continuar trabalhando no condomínio durante os próximos seis meses, prestando todo auxílio necessário aos moradores, com o objetivo de diminuir os impactos da mudança.
Fonte: Augusto José
Ieda Chaves pede concurso para reforçar DEAMs e garantir atendimento 24h às mulheres
Para solucionar uma lacuna existente há anos no atendimento 24 horas pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), a deputada est
Cabotagem aérea pode ampliar voos e beneficiar Rondônia
Atendendo a um pedido do presidente da Fecomércio-RO e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Cost
O governador de Rondônia, Cel. Marcos Rocha, assumiu a presidência estadual da Federação União Progressistas e União Brasil nesta quinta-feira (28),
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa de Rondônia permite mais recursos para a Seagri
O Projeto de Lei 965/2025, de autoria do Poder Executivo rondoniense, foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Rondônia, no mês de agosto. Pelo