Sexta-feira, 20 de maio de 2016 - 14h48
Representantes da Feempi - Federação das Micro e Pequenas Empresas de Rondônia - reuniram-se nesta semana com vereadores da Capital para discutir a formação da Frente Parlamentar Municipal em Defesa do Microempreendedor Individual (MEI) e da Micro e Pequena Empresa. No encontro, os vereadores Alan Queiroz (PSDB), Jair Montes (PTC) e Júnior Siqueira (PSDC) foram designados coordenadores da Frente, com o objetivo de efetivamente formá-la no âmbito da Câmara Municipal.
Presidente da Feempi, Leonardo Sobral explicou que o segmento conta com frentes de defesa parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado e no Congresso Nacional, as duas formadas por iniciativa do Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias (Simpi) de Rondônia, “ambas com firme atuação na defesa das demandas do segmento”, segundo o presidente da Feempi.
Durante a reunião, realizada na sede do Simpi, Alan Queiroz ressaltou a grande importância dos pequenos negócios para a economia de Porto Velho no momento de crise econômica por que passa o país. “Nesta hora difícil, os pequenos se sobrepõe e desempenham importante papel na arrecadação do município”, afirmou ele. Já o presidente da Feempi/Simpi, Leonardo Sobral, informou que das 119 mil empresas registradas em Rondônia, 112 mil são de micro e pequeno porte. Em Porto Velho das 39 mil empresas ativas 37 mil são de micro e pequeno porte. Por outro lado, o desemprego crescente está incentivando a criação de 30 a 40 MEIs por dia no Brasil, sendo que das 13 mil existentes no Estado, 9 mil foram criadas sob orientação do Simpi.
“Em períodos de retração como o que estamos vivendo, os pequenos negócios, que exigem investimentos menores, respondem pela maior parte das oportunidades de emprego e renda que surgem no país”, segundo Sobral. Mas apesar da importância, o segmento tem demandas importantes, a exemplo do reconhecimento de tratamento diferenciado dado ao setor pela Lei Complementar número 126/2006, conhecido como Simples Nacional, que nem sempre é colocado em prática por entidade públicas e privadas, o que traz graves prejuízos para os MEIs e aos micro e pequenos empresários. “Esta dificuldade é vista em Porto Velho principalmente quando da retirada de alvarás e demais licenças, em contraste gritante com a facilidade de se abrir a empresa e ter seu CNPJ”, afirma o presidente da Fempi.
Presidente do Sindmotos (Sindicato dos Mototaxistas, Motofretes e Motobois do Estado de Rondônia), Júlio Ribeiro Júnior ressaltou a necessidade de organização para a resolução de demandas. Especificamente sobre a categoria que representa, ele enfatizou a importância da formalização por meio da adesão à categoria MEI. “Sem a formalização, estes profissionais ficam completamente desguarnecidos em casos de acidentes de trânsito, infelizmente muito comuns neste tipo de trabalho. Como MEIs, temos acesso ao crédito bancário e outras oportunidades de crescimento”, citou Júnior.
Leonardo Sobral informou, na ocasião, que o Simpi está abrindo portas para os pequenos empresários de Rondônia no exterior, com a criação da Câmara Americana de Comércio da Micro e Pequena Empresa nos Estados Unidos, sediada na Flórida, e uma segunda sede em implantação em Orlando, com call center que permite fazer ligações telefônicas pelo preço de ligações locais para os Estados Unidos em 15 estados brasileiros. “O Simpi é a primeira entidade brasileira com representação para os micro e pequenos empresários no exterior”, informa ele.
O sindicato também fornece máquinas de cartão de crédito, assistência jurídica, orientação empresarial nas áreas de gestão e informatização, além de dar suporte através de parcerias na área de publicidade e marketing de produtos , entre dezenas de outros serviços.
Participaram da reunião com os vereadores na sede do Simpi, os presidentes da Simpec, Manoel Serra; da Associação dos Produtores Rurais do Ramal São Domingos, Paulo Quintela; da Coopaspro, Moacir Trevisan; do Sindmotos, Júlio Ribeiro; e do Simpi, Leonardo Sobral.
Fonte: Ana Aranda
Em sentença publicada nesta quarta-feira (31), o Juiz Eleitoral da 21ª Zona de Porto Velho, Dr. Danilo Kanthack Paccini, julgou improcedente a Ação
Preocupado com as condições de trabalho dos servidores da segurança pública e com a qualidade do atendimento à população, o deputado estadual Ribeir
Rolim de Moura ganhará um novo espaço de fé e valorização da cultura cristã. Foi anunciada nesta quinta-feira (31) a construção da Praça da Bíblia,
Durante a programação da Agroari, realizada dentro da 40ª edição da Expoari, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redan