Sábado, 16 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fecomércio discute novos rumos da aviação comercial



Representantes do Sistema Fecomércio-RO, Infraero, Governo de Rondônia e ABAV-RO reuniram-se na manhã desta terça-feira 08.12 na Sala de Reuniões da Fecomércio-RO para discutir o futuro da aviação comercial em Rondônia.Fecomércio discute novos rumos da aviação comercial  - Gente de Opinião

​A pauta da reunião girou em torno da situação da infraestrutura dos aeroportos de Rondônia no eixão da BR-364 e ainda sobre a Lei de Incentivo aprovada pelo Executivo que reduziu a alíquota dos combustíveis de aviação de 25% para 4% e sua adesão pelas empresas de aviação que atuam dentro do Estado.

“Estamos buscando algumas alternativas junto a parceiros e empresários do setor para o fortalecimento do turismo regional. Sabemos da nossa potencialidade turística, mas precisamos garantir uma estrutura adequada se quisermos alçar, literalmente, vôos maiores no setor do Turismo”, disse o presidente da Fecomércio-RO, Raniery Coelho.

O foco central da questão é a falta de infraestrutura dos aeroportos rondonienses que não suportam aeronaves pesadas, ou carecem de estrutura tecnológica ou logística, o que por si só afastam a possibilidade de aumento de vôos regionais. Cada aeroporto rondoniense tem sua própria peculiaridade.

“O de Vilhena, por exemplo, não possui brigada de incêndios suficientes; o de Ji-Paraná carece de aparelhagem para garantir a segurança de pousos e decolagem noturna. A GOL tem interesse de usufruir do benefício da queda na alíquota, mas a falta de estrutura limita nossa atuação no Estado”, disse Claudio Neves, vice-presidente da GOL, que esteve presente à reunião.

Durante a discussão, Cláudio Neves fez uma proposta de criação de um voo internacional pela empresa com destino a países em que o Rondônia já possui pré-acordos ou acordos de cooperação como é o caso de Peru e Bolívia. Essa proposta vai fazer com que a Infraero se esforce ainda mais para o alfandegamento do aeroporto internacional. “A GOL tem interesse nessa redução tributária, mas trabalha com planejamento a longo prazo. É claro que a redução de imposto é interessante e a empresa pode repensar sua estratégia”, comentou.

A preocupação dos representantes da ABAV e agentes de viagem foram não somente com a pouca adesão de empresas aéreas ao benefício concedido pelo Governo estadual na redução da alíquota dos combustíveis, mas principalmente com a possibilidade de extinção de várias linhas de vôos em Rondônia, além do alfandegamento do aeroporto internacional Jorge Teixeira, que impede a realização de viagens para o exterior a partir de Rondônia.

O representante da Infraero em Rondônia, Marco Crespo disse que a empresa já criou uma comissão interna para elaborar todo o projeto de alfandegamento do Aeroporto Internacional junto à Receita Federal. Segundo ele, a Infraero também foi pega de surpresa com o anúncio do cancelamento de vôos para Rondônia e ressalta que ela tem investido muito nos últimos anos em segurança, comodidade e ampliação do aeroporto. “O alfandegamento será questão de tempo”, frisou.

Ficou decidido ao final da reunião que a Fecomércio-RO é quem ficará de interlocutora entre as empresas de viagens e o Governo do Estado, parceiro de fundamental importâncias nas mudanças que deverão ocorrer nos aeroportos do interior do Estado. Segundo a Consultora da Presidência da Fecomércio-RO, Cileide Macedo, a federação iniciou essas discussões atendendo a um pleito dos empresários do Treed de Turismo e ainda em decorrência da necessidade de incremento dos vôos domésticos,  mais uma ação do  Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio-RO (COnetur-RO).

O presidente da Fecomércio-RO, Raniery Coelho, disse que a reunião não poderia ser mais proveitosa, pois dois dirigentes nacionais de grandes empresas do País estiveram presentes, enriquecendo o debate, citando ainda autoridades com poder de mando do Governo do Estado. “Tenho certeza de que daqui nasceu boas ideias e respostas que vão interessar não somente ao Governo estadual, mas toda a população que poderá ser beneficiada com aeroportos mais bem estruturados e passagem aérea mais barata”, frisou.

REPRESENTANTES

GOVERNO DO ESTADO: Vice-governador Daniel Pereira, secretário de Finanças Wagner Garcia, Secretário-Chefe de Gabinete do Governo de Rondônia Waldemar Albuquerque, gerente de Tributação da Sefin, César Luís Sales.

ABAV E AGENTES DE VIAGEM: Lúcio Morais, Ayrton Vieira, Verônica de Araújo

Infraero: Marco Crespo

Gilberto Lima, representante do Sindicato Nacional de Táxi Aéreo

Fecomércio-RO: Osvino Juraszeck, Cileide Vitorino e Raniery Coelho (presidente)

Gente de Opinião
Fonte: Marcos Santana

 

Gente de OpiniãoSábado, 16 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest

Cristiane Lopes promove audiência pública na Câmara em defesa dos produtores rurais de Rondônia e do Brasil

Cristiane Lopes promove audiência pública na Câmara em defesa dos produtores rurais de Rondônia e do Brasil

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), desde que assumiu seu mandato, vem lutando incansavelmente em defesa dos produtores rurais da Ama

Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público

Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) publicou, no Diário Oficial da última quarta-feira (13), a definição da banca organizadora do 2º concu

Deputada Cristiane Lopes cobra providências urgentes após cancelamento de 12 voos da Azul em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra providências urgentes após cancelamento de 12 voos da Azul em Rondônia

Além de cobrar providências imediatas, a deputada defende seu projeto de lei que propõe permitir que companhias estrangeiras operem voos domésticos

Gente de Opinião Sábado, 16 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)