Único representante do segmento cultural da região Norte na disputa pelo reconhecimento como Patrimônio Mundial da Unesco, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, está com sua candidatura de vento em popa, com a adesão diária de parceiros interessados em correr atrás das assinaturas necessárias. A Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-RO) fechou mais uma parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico em Rondônia (Iphan-RO) na candidatura da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Dessa vez, a federação vai captar assinaturas do Sesc e do Senac, e pedir a adesão de outras federações do País no abaixo assinado.
Parceria envolve três propostas
Na manhã da última quinta-feira (05), o procurador do IPHAN, Ricardo Leite, se reuniu com o presidente da Fecomércio-RO, Raniery Coelho, para celebrar mais uma parceria de divulgação. A Fecomércio-RO há três meses divulga o selo comemorativo dos 100 anos da Madeira-Mamoré, em suas correspondências. De acordo com o procurador, a reação à eleição da Madeira-Mamoré como Patrimônio Histórico Mundial é imediata. “Os olhos do mundo se voltarão imediatamente para Rondônia. O turismo e todos os segmentos beneficiados direta e indiretamente pela conquista irão viver novos tempos no Estado”, disse o procurador.
Na parceria celebrada estão três propostas que ficarão a cargo da Fecomércio-RO: coleta de assinaturas de parceiros, colaboradores e servidores do Sistema Comércio, inclusão nos sites institucionais de banner com o link do site oficial da E.F.M.M e veiculação de peças publicitárias na mídia da Fecomércio-RO sobre a candidatura e o centenário. No site www.efmm100anos.wordpress.com, qualquer pessoa pode assinar a petição on-line e dar sua contribuição para aderir à candidatura da E.F.M.M como Patrimônio Mundial da Unesco.
A Ferrovia é candidata a patrimônio histórico mundial disputando o premio de monumento da humanidade, organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em Rondônia um comitê foi criado dia 12 de fevereiro de 2012 em prol da candidatura da E.F.M.M. A Fecomércio-RO se une aos milhares de internautas que já deram sua assinatura para garantir o reconhecimento da ferrovia em nível mundial. O monumento foi tombado como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Governo Federal através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e homologado pelo Ministério da Cultura, através da Portaria nº 108 de 28 de dezembro de 2006, assinada pelo então ex-ministro Gilberto Gil.
Fonte: Blog Diz Perisivo com informações da FECOMÉRCIO-RO

Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)