Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fazenda da Esperança é inaugurado em Sena Madureira



Unidade de recuperação de dependentes químicos leva o nome de Paolino Baldassari, um dos mais incansáveis na luta contra as droga.
 

O Governo do Acre e a Diocese de Rio Branco inauguraram ontem sexta-feira, 2, a Casa Paolino Baldassari, núcleo da Fazenda da Esperança, no KM 5 da BR-364 em Sena Madureira. O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Henrique Corinto, representou o governador Binho Marques. O ato contou ainda com as presenças de Nelson Giovanelli e frei Hans Stapel, respectivamente presidente nacional e fundador da Fazenda da Esperança; os secretário de Estado de Obras Públicas, Eduardo Vieira; o secretário-adjunto de Articulação Institucional, Miguel Félix; o prefeito em exercício de Sena Madureira, Vanderlei Zaire; o bispo dom Joaquin Pertiñez, da Diocese de Rio Branco; lideranças religiosas e políticas do Vale do Iaco.

A Fazenda da Esperança é uma organização dedicada à recuperação de dependentes químicos com 67 unidades no Brasil e em nove países. Atualmente, cuida de cerca de três mil jovens. As obras da Casa Paolino Baldassari custaram R$ 296.545,87 em recursos próprios do Tesouro Estadual. A estrutura, bastante adequada ao tratamento necessário, contempla quatro quartos, refeitório, sala de multiuso, banheiros e depósito.

Em Sena Madureira, a Fazenda da Esperança ocupa uma área de 189 hectares às margens da BR-364 (sentido Feijó), sendo que 108 hectares são de mata virgem. "Este governo tem a vocação e a determinação de trabalhar com os movimentos sociais porque pessoas de bem, unidas em um mesmo ideal, podem mudar a sociedade", disse Henrique Corinto, que recebeu de Nelson Giovanelli um exemplar do livro "Da esquina para o mundo", que conta a trajetória da Fazenda da Esperança e traz a fotografia de um encontro de Giovanelli com o governador do Estado. Nelson Giovanelli e Frei Heitor foram recebidos em audiência pelo governador Binho Marques quando ambos buscavam apoio para ampliação da Fazenda. Binho aceitou o desafio de ajudar na construção de um abrigo novo, com melhores condições de acolhimento da pessoa que sofre com as drogas e agora o espaço atual aumenta de 12 para 26 o número de internos.

Nelson Giovaneli se aproximou de um grupo de jovens que consumiam e vendiam drogas perto de sua casa. Isso em 1983, na cidade de Guaratinguetá interior de São Paulo. Ele foi animado a dar esse passo por frei Hans Stapel seu pároco que o incentivava a viver concretamente a Palavra de Deus. "Precisamos de soluções rápidas. Quem está morrendo é a nossa juventude", disse Hans Stapel, que em suas viagens pelo mundo tem conseguido avaliar "o crescimento assustador" das drogas entre os jovens.

A Fazenda da Esperança começou a partir do trabalho de Nelson Giovaneli, no interior de São Paulo. Ele se aproximou de um grupo de jovens que consumiam e vendiam drogas perto de sua casa. Nelson conquistou a confiança daqueles dependentes químicos. Um deles, Antonio Eleutério, foi o primeiro a ser contagiado e pediu ajuda para se libertar das drogas. Os companheiros de Antonio notaram algo diferente em sua vida, sendo incentivados a tomar semelhante iniciativa, ampliando o número de participantes, familiares e unidades da Fazenda, que hoje se espalha pelo Brasil e o mundo.

A unidade do Acre está buscando meios de subsistência. A alternativa apresentada durante a inauguração foi a fábrica de biscoitos, que irá gerar trabalho e renda para o cuidado com os internos.

O homenageado padre Paolino não estava presente porque realiza desobriga pelo rio Chandless. Ele foi um dos que mais lutaram para a implantação da Fazenda da Esperança no Acre.

Fonte: Agência de Notícias do Acre
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta

Líder comunitária Lúcia Vinhoto entrega abaixo-assinado ao vereador Everaldo Fogaça com pedido de melhorias na Avenida Amazonas

Líder comunitária Lúcia Vinhoto entrega abaixo-assinado ao vereador Everaldo Fogaça com pedido de melhorias na Avenida Amazonas

A líder comunitária Lúcia Vinhoto, do bairro Jardim Santana, visitou o gabinete do vereador Everaldo Fogaça (PSD) para entregar um abaixo-assinado c

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)