Terça-feira, 1 de setembro de 2009 - 11h54
Em discurso na cerimônia de abertura do seminário “As Perceptivas e Desafios da Educação Profissional e Tecnológica em Rondônia”, na tarde de ontem (31), em Porto Velho, a senadora Fátima Cleide disse que a Capital vive um momento muito bom em razão dos investimentos do PAC. Porém, por falta de mão-de-obra qualificada, os trabalhadores de Rondônia são mal remunerados se comparados com os salários pagos em outros Estados.
Para a senadora, esta situação pode ser modificada através da prioridade para a implantação e fortalecimento da educação tecnológica e profissional em Rondônia. “Se não corrermos atrás do prejuízo agora, os recursos gerados com a construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira não ficarão aqui, vão passar diante de nossos olhos para outros Estados”, alertou Fátima.
Fátima disse que em 100 anos de educação tecnológica no Brasil, o avanço está sendo dado nos últimos sete anos, no governo Lula. “Mesmo assim, ainda é muito aquém da necessidade da população”, destacou.
Ela explicou que o investimento no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, assim como em outros Estados, está sendo possível porque o presidente Lula apoiou o Plano de Expansão das Escolas Técnicas em 2004. “O governo FHC suspendeu investimentos para o setor, o que levou à privatização e sucateamento das unidades de educação tecnológica e profissional”.
De acordo com a senadora, o plano de expansão possibilitou que a educação tecnológica fosse garantida não apenas por uma escola, como já funcionava em Colorado do Oeste, mas por um Instituto Federal, composto pelos campus de Porto Velho, Ariquemes, Vilhena, Ji-Paraná, Colorado do Oeste e Cacoal. Existe ainda a possibilidade de criação de uma unidade em Guajará-Mirim.
Durante o evento, também foi lançado o Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica no Estado, com o lema “Educação, Desenvolvimento e Inclusão”. O seminário foi realizado no Teatro Banzeiros e contou a participação do secretário da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Eliezer Moreira Pacheco, além de diversas autoridades, alunos e educadores de Rondônia.
Fonte: Mara Paraguassu
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O ano de 2025 foi marcado por uma atuação constante da deputada federal Cristiane Lopes em defesa dos interesses de Rondônia. Ao longo do ano, a par

Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)