Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Expedito Júnior pede para continuar no cargo após segunda cassação pelo TRE-RO



O senador pelo estado de Rondônia Expedito Júnior entrou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira (25) para continuar a exercer o mandato. Ele foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia pela segunda vez no último dia 19 de agosto e pede ao TSE a garantia de permanecer no cargo.

Da primeira vez que foi cassado o senador foi denunciado juntamente com o governador do estado, Ivo Cassol, e os suplentes de deputado federal, Valdelise Martins dos Santos (PPS), e de deputado estadual, José Antônio Gonçalves Ferreira (PSDC).

Naquela ação, proposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), o argumento era de que havia "fortes  indícios da prática de compra de votos" por meio de suposto esquema em que os candidatos teriam contratado os funcionários de uma empresa de propriedade do irmão do então candidato Expedito Júnior, às vésperas do primeiro turno das eleições de 2006, para trabalhar como cabos eleitorais. Após ser cassado em 2007, ele recorreu ao TSE e conseguiu decisão a seu favor.

Esse novo processo, que visa a perda do mandato, foi proposto por Acir Gurgacz que concorreu ao cargo de senador nas eleições 2006, mas não foi eleito. A acusação é de que, durante a campanha, o senador Expedito Júnior e outras pessoas teriam obrigado funcionários da mesma empresa, Rocha Segurança e Vigilância LTDA, a votarem em sua coligação. Cada funcionário foi orientado a conquistar mais votos de seus familiares e amigos em troca do pagamento da quantia de R$ 100,00.

O autor do processo alega que houve abuso do poder econômico e de autoridade além de captação ilícita de votos.

O TRE, desta vez, entendeu que o senador teve uma conduta proibida e feriu a livre vontade do eleitor. De acordo com a decisão, quem oferece ou promete vantagem pessoal ao eleitor, com o objetivo de lhe obter o voto, está perturbando a livre manifestação popular, corrompendo assim a vontade a ser manifestada pelo eleitor, comprometendo a democracia e os alicerces do Estado Democrático de Direito.

Ainda segundo a decisão, o candidato se elevou ao poder utilizando-se de métodos que não refletem a vontade popular em pureza e integridade e por isso não pode ser representante da sociedade por falta de legitimidade.

É contra esse entendimento que o senador recorre ao TSE.

Fonte: TSE

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)