Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Expedito Júnior pede para continuar no cargo após segunda cassação pelo TRE-RO



O senador pelo estado de Rondônia Expedito Júnior entrou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira (25) para continuar a exercer o mandato. Ele foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia pela segunda vez no último dia 19 de agosto e pede ao TSE a garantia de permanecer no cargo.

Da primeira vez que foi cassado o senador foi denunciado juntamente com o governador do estado, Ivo Cassol, e os suplentes de deputado federal, Valdelise Martins dos Santos (PPS), e de deputado estadual, José Antônio Gonçalves Ferreira (PSDC).

Naquela ação, proposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), o argumento era de que havia "fortes  indícios da prática de compra de votos" por meio de suposto esquema em que os candidatos teriam contratado os funcionários de uma empresa de propriedade do irmão do então candidato Expedito Júnior, às vésperas do primeiro turno das eleições de 2006, para trabalhar como cabos eleitorais. Após ser cassado em 2007, ele recorreu ao TSE e conseguiu decisão a seu favor.

Esse novo processo, que visa a perda do mandato, foi proposto por Acir Gurgacz que concorreu ao cargo de senador nas eleições 2006, mas não foi eleito. A acusação é de que, durante a campanha, o senador Expedito Júnior e outras pessoas teriam obrigado funcionários da mesma empresa, Rocha Segurança e Vigilância LTDA, a votarem em sua coligação. Cada funcionário foi orientado a conquistar mais votos de seus familiares e amigos em troca do pagamento da quantia de R$ 100,00.

O autor do processo alega que houve abuso do poder econômico e de autoridade além de captação ilícita de votos.

O TRE, desta vez, entendeu que o senador teve uma conduta proibida e feriu a livre vontade do eleitor. De acordo com a decisão, quem oferece ou promete vantagem pessoal ao eleitor, com o objetivo de lhe obter o voto, está perturbando a livre manifestação popular, corrompendo assim a vontade a ser manifestada pelo eleitor, comprometendo a democracia e os alicerces do Estado Democrático de Direito.

Ainda segundo a decisão, o candidato se elevou ao poder utilizando-se de métodos que não refletem a vontade popular em pureza e integridade e por isso não pode ser representante da sociedade por falta de legitimidade.

É contra esse entendimento que o senador recorre ao TSE.

Fonte: TSE

Gente de OpiniãoDomingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano destaca necessidade de construção de novo Grupamento Policial em Theobroma

Deputado Alex Redano destaca necessidade de construção de novo Grupamento Policial em Theobroma

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, apresentou indicação ao governo do estado, com enc

Maçonaria Rondônia recebe deputada federal Silvia Cristina para o fortalecimento institucional e diálogo sobre desenvolvimento

Maçonaria Rondônia recebe deputada federal Silvia Cristina para o fortalecimento institucional e diálogo sobre desenvolvimento

O Grande Oriente do Brasil – Rondônia (GOB, RO) recebeu, na tarde desta quinta-feira, às 16h30, no Palácio Maçônico Euclides Sampaio Froes, a deputa

Deputada Sílvia Cristina comanda grande evento de filiação do partido Progressistas em Porto Velho

Deputada Sílvia Cristina comanda grande evento de filiação do partido Progressistas em Porto Velho

O auditório da Unipar, em Porto Velho, recebeu um grande público para prestigiar o ato de filiação de novas lideranças ao partido Progressistas, na

Aprovado projeto de lei do deputado Luís do Hospital que inclui o Mounjaro na oferta de medicamentos do SUS

Aprovado projeto de lei do deputado Luís do Hospital que inclui o Mounjaro na oferta de medicamentos do SUS

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do deputado Luís do Hospital (MDB) que autoriza a oferta dos

Gente de Opinião Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)