Sábado, 31 de outubro de 2009 - 14h49
Amanda Mota
Agência Brasil
Manaus - Uma iniciativa do Exército Brasileiro no Amazonas deve aumentar, em poucos anos, o índice de alistamento militar obrigatório, regularizar a situação dos rapazes com mais de 18 anos que perderam o prazo para se alistar, além de servir de exemplo para que a situação seja replicada em outros territórios da Amazônia.
Trata-se no serviço de alistamento militar oferecido nos postos de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), que está sendo oferecido pelo exército no estado, com apoio do governo do Amazonas e da prefeitura de Manaus.
Segundo o general de divisão Marco Aurélio Costa Vieira, a meta é ampliar o atendimento anual, que hoje está na casa dos 25 mil, para 50 mil atendimentos no estado. Quem tiver perdido o prazo de alistamento poderá se regularizar com o novo serviço pagando multa simbólica de até R$ 3,00. Vieira disse à Agência Brasil que a iniciativa é inédita e resultou da necessidade de superar problemas decorrentes da diminuição do alistamento.
“Sabemos que o alistamento inferior ao efetivo de jovens em idade hoje exigida tem a ver com as distâncias e dificuldades de deslocamento dentro da região e é isso que precisamos resolver”.
O projeto piloto para alistamento militar nos PACs do Amazonas foi implantado em novembro do ano passado na zona leste de Manaus (a maior da cidade) e no município de Manacapuru – localizado a cerca de 84 quilômetros de Manaus. Juntas, as duas unidades já atenderam mais de 10 mil jovens.
Nesta semana foram inaugurados três pontos de atendimento nas zonas norte, oeste e centro-oeste da capital. Outros estados da região têm demonstrado interesse em implantar o serviço. O alistamento militar obrigatório deve ser feito pelo Serviço Militar do Exército. Todos os anos, o Brasil tem em média 1,6 milhão jovens que se apresentam para o serviço militar.
A Constituição determina que todo rapaz deve alistar-se no primeiro semestre do ano em que completar 18 anos de idade. Isto também vale para os cidadãos brasileiros que vivem no exterior.
O cidadão brasileiro que não comprovar que está em dia com suas obrigações militares entre os dias 1º de janeiro do ano em que completar 19 anos de idade, e 31 de dezembro, do ano em que completar 45 anos de idade, não poderá, entre outros, obter passaporte ou prorrogar a validade; assinar contrato com o governo federal, estadual ou municipal; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter carteira profissional, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; e inscrever-se em concurso para provimento de cargo público.
Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira
O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou do lançamento oficial da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes, evento que destaca a impo

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia
A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou Indicação N.º 16381/2026 ao governo de Rondônia para realização de estudo de viabilidade

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia
O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO
Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr
Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)