Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Exército Brasileiro realiza Operação Machifaro na região amazônica



Exército promove operação para
aprimorar doutrina de proteção da Amazônia

Brasília, 07/11/2014 – Fortalecer o adestramento das tropas para assegurar a soberania da região amazônica. Esta é a missão da Operação Machifaro 2014, iniciativa do Exército Brasileiro que começa nesta segunda-feira (10) e prossegue até o dia 14. O exercício acontece nas cidades de Manaus, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro (todas no AM) e Caracaraí (RR). Ao todo, 550 homens da Força Terrestre serão empregados na atividade.

Gente de Opinião

O diretor do exercício é o comandante militar da Amazônia, general Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira. Segundo ele, a ação vai possibilitar a “consolidação de uma doutrina de combate na selva”. Além disso, de acordo com o comandante, “a operação proporcionará subsídios para o aperfeiçoamento da estratégia de resistência na localidade”.

A Machifaro é uma remodelagem da antiga Operação Ajuricada, que teve sua última edição em 2004. O treinamento consiste na simulação de invasão de território por tropas com efetivo superior ao das Forças Armadas brasileiras.

A Amazônia é prioridade das Forças Armadas, já que está no contexto de ameaças potenciais ao país devido à existência de riquezas minerais e grande biodiversidade. Ademais, detém a maior reserva de água doce do planeta.

Durante cinco dias, serão realizadas simulações de infiltração aeromóvel, logística de resistência, emboscadas, comunicações sigilosas e ações de inquietação contra o oponente. Entre os equipamentos empregados estão embarcações militares, helicópteros, aeronaves civis e sistemas de comunicação via satélite.

Gente de Opinião

Os participantes da missão estão nos preparativos para o exercício desde a última terça-feira (4). O efetivo é composto por homens de quartéis de Manaus, São Gabriel da Cachoeira e Tefé (todas no AM), além de Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO).

Histórico

Machifaro é a região conhecida entre os rios Tefé e Coari. A escolha pelo nome é uma referência à história das ações militares na constituição da Amazônia Portuguesa. O conquistador Diogo Nunes, entre 1553 e 1554, testemunhou a ação dos nativos de Machifaro, que dificultavam a travessia dos hispânicos no território.

Embora mais numerosos, os guerreiros não conseguiram impedir a passagem dos espanhóis. Com isso, Nunes entrou e saiu da localidade em meio a intensas batalhas contra esses nativos e com expressiva quantidade de baixas.


Fotos: Jorge Cardoso
Assessoria de Comunicação
Ministério da Defesa

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Com o compromisso de promover a inclusão digital, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) realizou nesta semana a entrega oficial de ch

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)