Sexta-feira, 17 de julho de 2015 - 17h35
Audiência pública foi realizada no auditório do Tribunal de Justiça, em Porto Velho
Propostas de investimentos para região de Porto Velho, no período 2016-2019, foram levantadas por representantes da sociedade civil durante audiência pública de elaboração do Plano Plurianual do governo de Rondônia (PPA), realizada nesta quinta-feira (16), na capital.
O Plano será transformado em lei e norteará aplicação de recursos públicos na execução das principais demandas apresentadas pela sociedade.
O evento fechou o ciclo de audiências públicas realizadas pelo governo do Estado em dez regiões de Rondônia, envolvendo os 52 municípios.
Aproximadamente 220 pessoas participaram das oficinas temáticas em Porto Velho, resultando em 200 propostas nas áreas de Cultura; Educação; Saúde; Segurança; Social; Esporte; Gestão Ambiental; Indústria e Comércio; Ciência e Tecnologia; Setor Produtivo; Turismo; Desenvolvimento Urbano; e Infraestrutura e Logística.
A área com o maior número de demandas foi a de Infraestrutura Logística, inserida dentro do eixo de Desenvolvimento dos Municípios. Os participantes desta temática apresentaram propostas para melhoria da mobilidade urbana como, por exemplo, abertura e ligação de novas vias de acesso. Também propuseram soluções para as problemáticas de saneamento básico e transporte.
Durante a solenidade de abertura, realizada no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), George Braga, lembrou que o governador Confúcio Moura sempre fez questão de elaborar o orçamento do Estado envolvendo representantes do executivo, legislativo, judiciário e, principalmente, da sociedade. Como exemplo, falou da construção dos quatro Centros de Referência de Prevenção e atenção à Dependência Química (Crepad) e das 20mil casas populares construídas no Estado, sendo 12 mil só em Porto Velho. “Estas ações, entre tantas outras, são frutos das demandas apresentas nas audiências públicas realizadas em 2011, que direcionaram as ações do governo no período 2012- 2015,” destacou George.
Na oportunidade, o secretário chamou atenção para importância da participação popular nas decisões de governo, que tem se tornado a base de desenvolvimento dos países que mais planejam no mundo. “Todo homem precisa ter um objetivo na vida e com o Estado não é diferente. O que nós queremos para os próximos quatros anos? Precisamos participar mais, dizer o que queremos, caso o contrário, passaremos os próximos quatro anos reclamando”, alertou.
Segundo o coordenador das audiências públicas, Natan Oliveira, todas as propostas apresentadas nos eixos temáticos de cada região serão compiladas em um relatório técnico que será encaminhado às secretarias respectivas a cada demanda. Sobre a realização das plenárias em todo o Estado, o coordenador destacou a qualidade das demandas apresentadas. “Tivemos propostas menos clássicas, mais voltadas aos cidadãos, os participantes apontaram obras e melhorias concretizadas e, por isso, acreditam no PPA”, afirmou.
Fonte
Texto: Jane Carla
Fotos: Maicon Lemes
Decom - Governo de Rondônia
Comissão organiza comemoração dos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia
Uma comissão formada por representantes dos setores administrativos da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou a terceira reunião de pla
Assembleia Legislativa aprova criação do “Dia S” em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 1001/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos), que institui no calendár
Deputado Ribeiro do Sinpol garantiu aprovação do DHPP e do DPO na Assembleia Legislativa de Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei complementar que cria o Departamento de Homicídios e de Proteçã
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial e reestruturação de cargos do Detran-RO
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei enviado pelo governador coronel Marcos Rocha (União Bra