Quarta-feira, 29 de abril de 2015 - 06h33
A RO-005, mais conhecida como Estrada da Penal ou Linha 28 de Novembro, em Porto Velho, receberá as melhorias necessárias para garantir a segurança dos usuários da rodovia. Após o período de chuvas o Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) iniciará os trabalhos de encascalhamento, alargamento da pista e eliminação de curvas perigosas. Posteriormente serão construídos quebra-molas e instaladas placas de sinalização.
A garantia da execução dos serviços foi dada pelo diretor-geral do DER, Lioberto Caetano, a membros da Comissão dos Atingidos pelas Cheias do Rio Madeira, que moram nas comunidades ao longo dos cerca de 60 quilômetros da Estrada da Penal, a contar do complexo penitenciário até a beira do rio Madeira, no distrito de São Carlos.
A reunião com membros da Comissão dos Atingidos pelas Cheias do Rio Madeira ocorreu ontem, terça-feira (28), na sede do DER, na Capital. A Comissão foi representada por Antônio Francisco Moura, José Pacífico Neto, Jonir T. Souza e Lenir Barbosa de Souza.
Eles reconhecem que o Governo tem mantido a Estrada da Penal em boas condições de tráfego. No entanto, reclamam do trânsito intenso de carretas sentido ao novo porto. O grupo pediu melhorias como encascalhamento, alargamento da via, retirada de curvas e a instalação de placas de sinalização.
Os membros da Comissão reclamam que as carretas estariam transitando em alta velocidade, fazendo ultrapassagens arriscadas nos veículos de passeio, causando risco a todos que transitam e morram na região.
Lenir Barbosa, presidente da Associação dos Chacareiros Hortifrutigranjeiros da Comunidade Terra Santa, disse que a Linha 28 de Novembro atende 32 comunidades, entre as quais São Carlos, Cujubim, Cujubinzinho, Aliança, Sossego, Terra Santa, Porto Chuelo, Brasileira e Bom Será. “O benefício direto, segundo Lenir, é para mais de 10 mil famílias, algo em torno de aproximadamente 25 pessoas.
Caetano afirmou que as melhoras na Estrada da Penal vêm ocorrendo há quatro anos, num compromisso do governador Confúcio Moura durante com as comunidades locais. “Vamos sinalizar a estrada e estabelecer limite de velocidade, além da fiscalização com agentes do Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que é de responsabilidade do DER”, afirmou o diretor.
O diretor disse que os trabalhos ainda não começaram por causa do período de chuvas. Ele salientou que seria irresponsabilidade do DER iniciar os serviços ainda durante as chuvas.
Sobre o pedido de asfalto, Caetano relatou que a pavimentação da Estrada da Penal está na pauta do Governo e disse que o governo federal planeja construir o Contorno Norte (inicio ao lado da Santa Marcelina, na BR-364 e passando pela Penal). O DER fará o restante do asfalto até próximo do distrito de São Carlos.
Fonte
Texto: Nilson Nascimento
Fotos: Nilson Nascimento
Decom - Governo de Rondônia
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)