Quarta-feira, 10 de agosto de 2011 - 13h29
Com o objetivo de construir um Estado mais sustentável, através da agroecologia, o governador Confúcio Moura, recebeu na manhã desta quarta-feira (10), no gabinete da Procuradoria Geral do Estado (PGE), uma equipe comandada pelo secretário adjunto de Estado da Agricultura, Antônio Deusemínio de Almeida.
A agroecologia tem a proposta de defender técnicas e formas de cultivo em harmonia com o meio ambiente, através de uma abordagem consciente na dinâmica da natureza, permitindo assim a recuperação da fertilidade dos solos sem o uso de fertilizantes mineiras, assim como o cultivo sem o uso de agrotóxicos.
César Augusto Dutra, um dos integrantes do Projeto Padre Ezequiel Ramin, da diocese de Ji-Paraná, explicou que o projeto pretende criar alternativas de recuperação de áreas degradadas, através da adubação verde. “Esta prática adiciona leguminosas à superfície do solo, com a finalidade de enriquecê-lo nutricionalmente. A decomposição de restos orgânicos favorece o aumento da produção”, explicou Dutra.
O governador Confúcio Moura, destacou a importância de investir na sustentabilidade e fazer com que esse modelo seja aderido pelas comunidades. “Precisamos produzir medidas para incentivar a população a seguir esses projetos sozinhos, incorporando a sociedade nesta prática. Muitos programas morrem quando o governo muda”, disso Confúcio.
O governador orientou ainda que esse tipo de sustentabilidade deve ser trabalhado nas escolas, com disciplinas fixas, ensinando os futuros cidadãos a cuidar melhor do meio ambiente, através do manejo sustentável.
Também participaram da reunião a assistente social do Programa de Agroecologia da Seagri, Shalimar de Alcântara; o executor de projetos da Seagri, Renato Thiago de Carvalho e o coordenador de do Programa de Agroecologia da Seagri, Alessandro Quirino.
Fonte: Decom
Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Um destruidor de relacionamentos, empregos, vínculos, famílias e da saúde física e mental. Assim podemos definir o alcoolismo: a vontade incontrol

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas
Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia
O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi
Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)