Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Escolas municipais são avaliadas em Pesquisa Nacional


Foram apresentados aos diretores de escolas municipais nesta quinta-feira (15) os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE) feita em todas as escolas municipais, estaduais e da rede particular de todo o país, pelo Ministério da Saúde. Esta pesquisa é um componente do Programa de Saúde na Escola e tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio da prevenção, promoção e atenção à saúde.

Em Porto Velho, no requisito de alimentação saudável, a pesquisa apontou 60.3% dos jovens entrevistados consomem feijão e apenas 25% deles comem frutas, percentual bem abaixo que a média nacional, que é de 31,5%. Os dados dos indicadores de alimentação saudável mostram um aumento na ingestão de guloseimas, com 46,5% e de refrigerante, 44,2%. Porcentagem bem maior que a média nacional.

A chefe da Divisão de Saúde Escolar, da secretaria municipal de Educação (Semed), Valdete da Silva Leite, que esteve presente na reunião, explica que por causa desses índices, a merenda escolar será melhorada. “As frutas já estão inclusas na merenda escolar, mas agora vamos incentivar ainda mais a ingestão dessas frutas entre as crianças”. Além disso, Valdete ressaltou que a divisão também vai orientar os pais que evitem dar aos seus filhos o refrigerante. “Não adianta ter uma alimentação saudável na escola e em casa comer coisas que fazem mal a saúde. Os pais devem conscientizar seus filhos sobre riscos do refrigerante”, salientou.

Mesmo com várias políticas públicas criadas pelo município para evitar o envolvimento de jovens com drogas e álcool, a pesquisa apontou que 24,2% dos adolescentes experimentaram o cigarro, 71,4% já ingeriram bebidas alcoólicas alguma vez e 8,7% dos escolares já usaram algum tipo de droga ilícita (maconha, cocaína e crack). “Esses dados são assustadores e por isso, até o final do ano serão implantados em todas as escolas do município o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)”, afirmou Valdete da Silva.

Além disso, o PeNSE, também avaliou o percentual de jovens com excesso de peso envolvimento em acidentes de trânsito, agressões e maus tratos. A pesquisa acontece de dois em dois anos e foi feita com alunos matriculados no 9º ano do ensino fundamental, com idade de 13 a 15 anos. A próxima Pesquisa Nacional de Saúde Escolar começa no mês de abril será feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e terá a duração de seis meses. Todas as escolas participantes são sorteadas pelo Ministério da Saúde.

Fonte: Luziane Ximenes
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)