Quinta-feira, 15 de março de 2012 - 15h31
Foram apresentados aos diretores de escolas municipais nesta quinta-feira (15) os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE) feita em todas as escolas municipais, estaduais e da rede particular de todo o país, pelo Ministério da Saúde. Esta pesquisa é um componente do Programa de Saúde na Escola e tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio da prevenção, promoção e atenção à saúde.
Em Porto Velho, no requisito de alimentação saudável, a pesquisa apontou 60.3% dos jovens entrevistados consomem feijão e apenas 25% deles comem frutas, percentual bem abaixo que a média nacional, que é de 31,5%. Os dados dos indicadores de alimentação saudável mostram um aumento na ingestão de guloseimas, com 46,5% e de refrigerante, 44,2%. Porcentagem bem maior que a média nacional.
A chefe da Divisão de Saúde Escolar, da secretaria municipal de Educação (Semed), Valdete da Silva Leite, que esteve presente na reunião, explica que por causa desses índices, a merenda escolar será melhorada. “As frutas já estão inclusas na merenda escolar, mas agora vamos incentivar ainda mais a ingestão dessas frutas entre as crianças”. Além disso, Valdete ressaltou que a divisão também vai orientar os pais que evitem dar aos seus filhos o refrigerante. “Não adianta ter uma alimentação saudável na escola e em casa comer coisas que fazem mal a saúde. Os pais devem conscientizar seus filhos sobre riscos do refrigerante”, salientou.
Mesmo com várias políticas públicas criadas pelo município para evitar o envolvimento de jovens com drogas e álcool, a pesquisa apontou que 24,2% dos adolescentes experimentaram o cigarro, 71,4% já ingeriram bebidas alcoólicas alguma vez e 8,7% dos escolares já usaram algum tipo de droga ilícita (maconha, cocaína e crack). “Esses dados são assustadores e por isso, até o final do ano serão implantados em todas as escolas do município o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)”, afirmou Valdete da Silva.
Além disso, o PeNSE, também avaliou o percentual de jovens com excesso de peso envolvimento em acidentes de trânsito, agressões e maus tratos. A pesquisa acontece de dois em dois anos e foi feita com alunos matriculados no 9º ano do ensino fundamental, com idade de 13 a 15 anos. A próxima Pesquisa Nacional de Saúde Escolar começa no mês de abril será feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e terá a duração de seis meses. Todas as escolas participantes são sorteadas pelo Ministério da Saúde.
Fonte: Luziane Ximenes
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).
Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),