Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Escolas de Ponta do Abunã estão Fechadas sem ônibus e sem estradas

Follador pede providências do prefeito Hildon Chaves e da Seduc


Escolas de Ponta do Abunã estão Fechadas sem ônibus e sem estradas - Gente de Opinião

Em pronunciamento da abertura dos trabalhos da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (9), o deputado Adelino Follador (DEM) chamou atenção das autoridades estaduais da educação e do prefeito municipal, Hildon Chaves, para o desespero da comunidade estudantil, dos pais e professores do Distrito de Nova Califórnia e região, cujas escolas estão todas fechadas.

O parlamentar disse que recebeu do pastor IIzaias Mendes, da Assembleia de Deus, um vídeo estarrecedor que descreve a situação na região. Segundo ele, a comunidade (pais de alunos) decidiu trancar os portões das escolas municipais e estaduais Maria Jacira e Bandeirantes, em Nova Califórnia, e todas as outras em Vista Alegre do Abunã e Extrema, em protesto contra a falta do transporte escolar e as péssimas condições de tráfego das estradas vicinais da região que atendem a esse sistema de transporte, muitas das quais já completamente interditadas, por falta de manutenção.

Segundo o que foi apurado, a comunidade decidiu fechar os portões das escolas desde dia 1º de abril, e só retomará as atividades, com aulas regulares, após a chegada do ônibus para transportar os estudantes, e também após a realização de um bom trabalho de recuperação e manutenção das estradas, já que sem elas não há como chegar às escolas.

 

BR-364 FECHADA 

O pastor Iazaias disse ainda que autoridades da educação municipal, mesmo sem levar a solução dos problemas, tentaram participar esta semana de uma reunião em Nova Califórnia, mas retornaram da cidade de Extrema devido a um protesto da comunidade local que fechou a BR-364, para chamar atenção das autoridades para a gravidade dos problemas em toda a região de Ponta do Abunã.

Adelino Follador pediu ao prefeito Hildon Chaves medidas urgentes tanto em relação ao transporte escolar quanto à situação das estradas da região de Ponta do Abunã que, no geral, estão em estado de miséria, “um desrespeito à comunidade”, disse o deputado destacando que a gerência da educação municipal e sua operacionalização são de responsabilidade do gestor municipal, assim como a manutenção das condições da malha rodoviária municipal. “O gestor não pode fugir de suas responsabilidades, especial com a educação, sob pena de ser responsabilizado legalmente”, disse.

O deputado fez coro com o pastor Izaias Mendes, cobrando também a responsabilidade da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) que, mergulhada numa inércia sem precedente, emperra todo o sistema, tanto nos atos, na gerência dos programas, quanto na operacionalização das unidades de ensino, que sofrem com o desatino de alguns auxiliares da gestão.

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)