Terça-feira, 27 de dezembro de 2011 - 11h25
A Escola da Magistratura de Rondônia lança amanhã, dia 28 de dezembro, edital contendo as regras da verdadeira "maratona" de estudos de preparação para ingresso na carreira da magistratura. Será o primeiro curso de Pós-graduação da história da Escola, e vem cercado de inúmeros cuidados. Os magistrados mais experientes são também professores de longa data, mas desde o início do mês de dezembro vêm se aperfeiçoando em capacitações de metodologia em Porto Velho.
Ao longo do mês de janeiro de 2012, três oficinas estão programadas, sob a coordenação da professora doutora Hélia Cardoso Gomes da Rocha e do professor doutor Clarides Henrich Barba, acompanhados da professora mestre Marlene Valério dos Santos Arena e o professor mestre Abel Sidney de Souza. O grupo estuda com o corpo docente de professores-magistrados da Emeron os mais modernos métodos e técnicas de ensino jurídico, visando ao máximo de aprendizado.
A tarefa não é fácil, pois, nos últimos anos, dentre os mais de 600 inscritos para os concursos da magistratura de Rondônia,apenas 20, em média, são aprovados, e preparar o aluno exige deste muito empenho, dedicação e renúncia.
Para o Professor Walter Waltenberg, diretor eleito da Escola para o próximo biênio, se o aluno não tiver motivação, não adianta nem tentar. "Todos nós professores nos dedicamos muito para oferecer um ensino de muita qualidade. Estamos ao lado do aluno, pois o curso é presencial, e podemos nos dedicar a cada um, mas o concurso para a magistratura, Ministério Público, e demais carreiras jurídicas de Estado buscam apenas os melhores. O aluno tem que 'suar o rosto e a camisa' para acompanhar o ritmo. Todos os anos, começamos turmas com 60 alunos ou mais, e terminamos com menos da metade. Em 2012, a Pós-Graduação vai exigir ainda mais, com suas quase mil horas de estudo".
Novo formato tem muita prática
Em seu novo formato, o Curso de Preparação para a Carreira da Magistratura, ministrado no período noturno, certificará os alunos com o título de especialista em Direito, com foco pedagógico em Direitos Humanos. Ao longo do curso, diversos encontros estão programados com elevadas autoridades do Judiciário Nacional, personalidades do mundo jurídico, filósofos e pesquisadores. Além disso, os alunos poderão frequentar gabinetes de juízes e desembargadores-professores da escola, para sentirem "na prática" o dia a dia do processo de tomada de decisão.
Polo de Ji-Paraná depende de autorização do CEE
Também o polo de Ji-Paraná, que igualmente atende aos requisitos legais, deverá oferecer Pós-Graduação, se o Conselho Estadual de Educação conceder autorização. Lá, a coordenação é feita pelo magistrado e Professor Mestre Oscar Francisco Alves Junior, que detém um dos currículos mais consistentes do Estado de Rondônia. Com parceria da ULBRA, o curso também é noturno, e capacita os alunos para as provas de ingresso na magistratura de Rondônia.
Fonte: TJRO
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)