Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Escola da Magistratura é desafio para poucos


A Escola da Magistratura de Rondônia lança amanhã, dia 28 de dezembro, edital contendo as regras da verdadeira "maratona" de estudos de preparação para ingresso na carreira da magistratura. Será o primeiro curso de Pós-graduação da história da Escola, e vem cercado de inúmeros cuidados. Os magistrados mais experientes são também professores de longa data, mas desde o início do mês de dezembro vêm se aperfeiçoando em capacitações de metodologia em Porto Velho.

Ao longo do mês de janeiro de 2012, três oficinas estão programadas, sob a coordenação da professora doutora Hélia Cardoso Gomes da Rocha e do professor doutor Clarides Henrich Barba, acompanhados da professora mestre Marlene Valério dos Santos Arena e o professor mestre Abel Sidney de Souza. O grupo estuda com o corpo docente de professores-magistrados da Emeron os mais modernos métodos e técnicas de ensino jurídico, visando ao máximo de aprendizado.

A tarefa não é fácil, pois, nos últimos anos, dentre os mais de 600 inscritos para os concursos da magistratura de Rondônia,apenas 20, em média, são aprovados, e preparar o aluno exige deste muito empenho, dedicação e renúncia.

Para o Professor Walter Waltenberg, diretor eleito da Escola para o próximo biênio, se o aluno não tiver motivação, não adianta nem tentar. "Todos nós professores nos dedicamos muito para oferecer um ensino de muita qualidade. Estamos ao lado do aluno, pois o curso é presencial, e podemos nos dedicar a cada um, mas o concurso para a magistratura, Ministério Público, e demais carreiras jurídicas de Estado buscam apenas os melhores. O aluno tem que 'suar o rosto e a camisa' para acompanhar o ritmo. Todos os anos, começamos turmas com 60 alunos ou mais, e terminamos com menos da metade. Em 2012, a Pós-Graduação vai exigir ainda mais, com suas quase mil horas de estudo".


Novo formato tem muita prática

Em seu novo formato, o Curso de Preparação para a Carreira da Magistratura, ministrado no período noturno, certificará os alunos com o título de especialista em Direito, com foco pedagógico em Direitos Humanos. Ao longo do curso, diversos encontros estão programados com elevadas autoridades do Judiciário Nacional, personalidades do mundo jurídico, filósofos e pesquisadores. Além disso, os alunos poderão frequentar gabinetes de juízes e desembargadores-professores da escola, para sentirem "na prática" o dia a dia do processo de tomada de decisão.


Polo de Ji-Paraná depende de autorização do CEE

Também o polo de Ji-Paraná, que igualmente atende aos requisitos legais, deverá oferecer Pós-Graduação, se o Conselho Estadual de Educação conceder autorização. Lá, a coordenação é feita pelo magistrado e Professor Mestre Oscar Francisco Alves Junior, que detém um dos currículos mais consistentes do Estado de Rondônia. Com parceria da ULBRA, o curso também é noturno, e capacita os alunos para as provas de ingresso na magistratura de Rondônia.

Fonte: TJRO
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)