Quarta-feira, 26 de janeiro de 2011 - 15h16
Reunidos na tarde de ontem, no auditório do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Rondônia (Sinjur), vários representantes de sindicatos, associações e do movimento social decidiram apoiar o pedido de Ação Direta de Inconstitucionalidade que pede o fim das aposentadorias dos ex-governadores. O movimento quer pedir à OAB Nacional que inclua na ADIn que será protocolada no STF o fim das aposentadorias dos ex-governadores de Rondônia.
Um dos líderes do movimento é o deputado estadual Daniel Pereira, autor de dois projetos na Assembléia Legislativa de Rondônia, em legislaturas anteriores, que pediram o fim das aposentadorias dos ex-governadores rondonienses. “É uma luta que venho travado desde a época do meu primeiro mandato na Assembléia. Na época, eu e outros colegas conseguimos acabar com as aposentadorias de deputados, mas não das dos ex-governadores”, ressaltou.
Daniel acredita que a pressão dos sindicatos e entidades envolvidas facilitará a inclusão do pedido na ação da OAB nacional. “É escandaloso o fato de alguns ex-governadores terem ficado alguns meses no cargo terem direito a tal benefício. A grande massa de trabalhadores trabalha até 35 anos para obter aposentadoria, ou seja, é um critério que não privilegia a isonomia entre os cidadãos prevista na Constituição Federal”, disse o parlamentar.
O movimento está inicialmente sendo apoiado pelos seguintes sindicatos: Sindsef (Servidores Federais), Sinjur (Servidores do Judiciário), Sintero (Educação), Sinsempro (Ministério Público), SIntraer (Agentes Administrativos), Sinder (Departamento de Estradas de Rodagem), além de associações como a dos ex-policiais e bombeiros militares, cabos e soldados da Polícia Militar, esposa dos policiais militares, Adunir (Docentes da Unir) e CJP dentre outras. Outros sindicatos serão procurados para se unir ao movimento.
TARIFA
Ontem, durante a reunião dos sindicatos, associações e movimento social também foi debatida mais uma vez a questão do transporte público da capital. O Movimento por um transporte público de qualidade também vai apoiar a luta pela extinção da pensão vitalícia dos ex-governadores, durante os atos públicos de protesto. Segundo o professor Adilson Siqueira, o movimento contra o aumento abusivo das tarifas está se transformando em um fórum de discussões de vários outros assuntos de interesse da coletividade. No próximo dia 10 de fevereiro, o Movimento realizará um grande ato público de protesto com a presença de estudantes para pedir o fim da tarifa e o fim das pensões vitalícias dos ex-governadores de Rondônia, com concentração na praça Marechal Rondon às 9h.
Também ficou combinado que o movimento contrário ao salários dos ex-governadores de Rondônia participara do ato público conjunta no dia 10, unificando assim a luta pelo fim do decreto do aumento da tarifa de ônibus em Porto e pelo fim das aposentadorias do ex-governadores. Ficou ainda acertado que no dia no dia 28 às 16h a entidades se reunirão no SINDSEF com objetivo de planejar o referido ato público.
Fonte: Marcos Santana
Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), prestigiou neste sábado (06) o Aulão Acelero Enem 2025, rea
Projeto de Cristiane Lopes que amplia voos para Rondônia avança com apoio de Ministro
Em audiência realizada no Ministério dos Portos e Aeroportos, a deputada federal Cristiane Lopes (União-RO) reuniu-se com o ministro Silvio Costa Fi
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, em sessão ordinária na terça-feira (2), o Projeto de Lei 1043/25, que autoriza a transferência de R$
O vereador e jornalista Everaldo Fogaça (PSD), em seu terceiro mandato na Câmara Municipal de Porto Velho, foi o entrevistado do programa Povo na TV,