Quinta-feira, 1 de novembro de 2007 - 16h57
Em Rondônia, um estado de 1, 5 milhão de habitantes, o avanço da eletrificação rural, com o programa federal “Luz para Todos”, tem obtido resultados surpreendentes - e de largo alcance social. O sucesso da empreitada em plena Amazônia, onde as dificuldades são maiores, colocam as Centrais Elétricas de Rondônia – Ceron na vanguarda, já que alguns dos seus 52 municípios, acabam de comemorar 100 por cento de cobertura nas propriedades rurais.
Rondônia conta com uma das maiores bacias leiteiras do país e já exporta em grande escala derivados do leite para outras regiões do Brasil graças ao impulso dado a agroindústria, pela expansão da rede elétrica na zona rural.
O combate ao êxodo rural e a fixação do homem ao campo tem sido o maior resultado do Programa “Luz para Todos”, tocado pelas Centrais Elétricas de Rondônia-Ceron. Para se ter uma idéia da importância deste projeto, algumas regiões de Rondônia – como a de Ji-Paraná – já contam com quase 100 por cento de cobertura.
Com o avanço da eletrificação rural nas pequenas propriedades foi possível fomentar a agroindústria. Conforme o diretor técnico da Ceron Inácio Azevedo já existe em alguns municípios a tendência de uma volta as origens. “Com geladeira, parabólica e a possibilidade de industrializar o leite e as poupas de frutas os parceleiros estão voltando as suas propriedades”, assegura.
Se frear o êxodo rural no estado já era um grande objetivo, reverter as conseqüências do êxodo para os pólos regionais se revelou na maior empreitada do atual comando da Ceron. A diáspora dos colonos para as cidades criavam demandas sociais graves, desde energia, água, saneamento, e moradia. Agora, em alguns municípios como Machadinho do Oeste, Buritis e Campo Novo, constata-se que enorme contingente de colonos voltou para o campo.
Para a senadora Fátima Cleide e os deputados federais Eduardo Valverde e Anselmo de Jesus, que acompanham o desdobramento do programa no Estado o governo federal está atingindo seus objetivos. “A eficiência da Ceron é comprovada com resultados de largo alcance social, já que está gerando emprego e renda no meio rural e ao mesmo tempo mais arrecadação para União, estado e municípios”, arremata Inácio Azevedo.
Fonte: Carlos Sperança/gentedeopinião
Reforçando o compromisso com a inclusão social e a cidadania, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos
Deputado Delegado Lucas anuncia emenda de R$ 6 milhões para Buritis
O município de Buritis vai receber, em 2025, o maior volume de recursos já destinados de uma única vez por um deputado estadual. O anúncio foi feito
Mães compartilham histórias que inspiram
Quem compareceu a roda de conversas realizada no auditório da Uninassau, na noite da última terça-feira (6), teve a oportunidade de conhecer um pouc
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano (Republicanos), encaminhou uma Indicação ao Governo do Estado, com