Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

ENCONTRO DISCUTE EDUCAÇÃO DO CAMPO EM RONDÔNIA


 
Discutir os desafios da educação do campo e a questão agrária em Rondônia é o que propõe o II Encontro Estadual do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), que acontecerá nos dias 29 e 30 de maio, no auditório Paulo Freire, no campus da Unir de Porto Velho, promovido pelo Incra, MDA, Unir, Riomar, Fetagro e Escola Família Agrícola de Cacoal.

O Pronera apóia projetos de educação do campo, em áreas de reforma agrária, em todos os níveis de ensino, e está completando 10 anos de sua criação. Seu objetivo é fortalecer o meio rural como território de vida em suas dimensões: econômica, social, ambiental, política, cultural e ética. Atualmente, em Rondônia, atende a 1.700 alunos, em 22 municípios, com 112 professores.

Três palestras com debates estão programadas para o primeiro dia do evento (quinta-feira): "Imperialismo e questão agrária na Amazônia", com o professor da UFPA, Aluízio Lins Leal; "Estado, latifúndio e campesinato: contradições atuais em Rondônia", com o advogado da CPT-RO, Afonso Chagas; e "Políticas Públicas e Educação do Campo em Rondônia", com a professora da Unir e coordenadora do evento, Marilsa Miranda.

Na sexta-feira, serão discutidas as experiências de educação do campo em Rondônia, desde a alfabetização até o nível superior, com o curso Pedagogia da Terra, e a experiência de alternância, com as escolas família agrícola (EFA's) e escola popular. Entre as atividades paralelas, estão programadas apresentações de trabalhos acadêmicos, música e místicas.

10 anos

O Pronera nasceu em 1998 a partir da luta dos movimentos sociais e sindicais de camponeses pelo direito à educação com qualidade social. Desde então, milhares de jovens e adultos, trabalhadores e trabalhadoras das áreas de reforma agrária têm garantido o direito de alfabetizar-se e de continuar os estudos em diferentes níveis de ensino, promovendo a democratização do acesso à educação, a formação de educadores para as escolas de assentamentos e acampamentos e a formação técnico-profissional de nível médio e superior.

É operacionalizado de forma estratégica através da superintendência do Incra, em parceria com instituições públicas de ensino. Sua essência está na compreensão de que o modo de vida do povo do campo tem especificidades quanto à maneira de se relacionar com o tempo, o espaço, o meio ambiente, de organizar a família, a comunidade, o trabalho, a educação e o lazer, o que permite a criação de uma identidade cultural e social própria e novas possibilidades para descobrir e reinventar, democraticamente, relações solidárias e responsáveis no processo de reorganização sócio-territorial do campo.

Fonte: Jeane Machado

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)