Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

ENCONTRO DISCUTE EDUCAÇÃO DO CAMPO EM RONDÔNIA


 
Discutir os desafios da educação do campo e a questão agrária em Rondônia é o que propõe o II Encontro Estadual do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), que acontecerá nos dias 29 e 30 de maio, no auditório Paulo Freire, no campus da Unir de Porto Velho, promovido pelo Incra, MDA, Unir, Riomar, Fetagro e Escola Família Agrícola de Cacoal.

O Pronera apóia projetos de educação do campo, em áreas de reforma agrária, em todos os níveis de ensino, e está completando 10 anos de sua criação. Seu objetivo é fortalecer o meio rural como território de vida em suas dimensões: econômica, social, ambiental, política, cultural e ética. Atualmente, em Rondônia, atende a 1.700 alunos, em 22 municípios, com 112 professores.

Três palestras com debates estão programadas para o primeiro dia do evento (quinta-feira): "Imperialismo e questão agrária na Amazônia", com o professor da UFPA, Aluízio Lins Leal; "Estado, latifúndio e campesinato: contradições atuais em Rondônia", com o advogado da CPT-RO, Afonso Chagas; e "Políticas Públicas e Educação do Campo em Rondônia", com a professora da Unir e coordenadora do evento, Marilsa Miranda.

Na sexta-feira, serão discutidas as experiências de educação do campo em Rondônia, desde a alfabetização até o nível superior, com o curso Pedagogia da Terra, e a experiência de alternância, com as escolas família agrícola (EFA's) e escola popular. Entre as atividades paralelas, estão programadas apresentações de trabalhos acadêmicos, música e místicas.

10 anos

O Pronera nasceu em 1998 a partir da luta dos movimentos sociais e sindicais de camponeses pelo direito à educação com qualidade social. Desde então, milhares de jovens e adultos, trabalhadores e trabalhadoras das áreas de reforma agrária têm garantido o direito de alfabetizar-se e de continuar os estudos em diferentes níveis de ensino, promovendo a democratização do acesso à educação, a formação de educadores para as escolas de assentamentos e acampamentos e a formação técnico-profissional de nível médio e superior.

É operacionalizado de forma estratégica através da superintendência do Incra, em parceria com instituições públicas de ensino. Sua essência está na compreensão de que o modo de vida do povo do campo tem especificidades quanto à maneira de se relacionar com o tempo, o espaço, o meio ambiente, de organizar a família, a comunidade, o trabalho, a educação e o lazer, o que permite a criação de uma identidade cultural e social própria e novas possibilidades para descobrir e reinventar, democraticamente, relações solidárias e responsáveis no processo de reorganização sócio-territorial do campo.

Fonte: Jeane Machado

Gente de OpiniãoSexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves destina R$ 300 mil para investimentos na proteção de cães e gatos em Porto Velho

Deputada Ieda Chaves destina R$ 300 mil para investimentos na proteção de cães e gatos em Porto Velho

Durante um evento promovido pela ONG Peludinhos, que reuniu protetoras independentes de cães e gatos em Porto Velho, na última sexta-feira (11), foi

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD) obteve uma importante conquista para a segurança pública de Rondônia. Após requerimento protocolado junt

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) realizou uma visita ao Hospital Santa Marcelina, localizado em Porto Velho, na última sexta-feira (11)

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Em visita a Primavera de Rondônia no último dia 8 de julho, o governador Coronel Marcos Rocha, acompanhado do deputado Jean Mendonça, anunciou a pav

Gente de Opinião Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)