Terça-feira, 27 de maio de 2008 - 12h13
Discutir os desafios da educação do campo e a questão agrária em Rondônia é o que propõe o II Encontro Estadual do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), que acontecerá nos dias 29 e 30 de maio, no auditório Paulo Freire, no campus da Unir de Porto Velho, promovido pelo Incra, MDA, Unir, Riomar, Fetagro e Escola Família Agrícola de Cacoal.
O Pronera apóia projetos de educação do campo, em áreas de reforma agrária, em todos os níveis de ensino, e está completando 10 anos de sua criação. Seu objetivo é fortalecer o meio rural como território de vida em suas dimensões: econômica, social, ambiental, política, cultural e ética. Atualmente, em Rondônia, atende a 1.700 alunos, em 22 municípios, com 112 professores.
Três palestras com debates estão programadas para o primeiro dia do evento (quinta-feira): "Imperialismo e questão agrária na Amazônia", com o professor da UFPA, Aluízio Lins Leal; "Estado, latifúndio e campesinato: contradições atuais em Rondônia", com o advogado da CPT-RO, Afonso Chagas; e "Políticas Públicas e Educação do Campo em Rondônia", com a professora da Unir e coordenadora do evento, Marilsa Miranda.
Na sexta-feira, serão discutidas as experiências de educação do campo em Rondônia, desde a alfabetização até o nível superior, com o curso Pedagogia da Terra, e a experiência de alternância, com as escolas família agrícola (EFA's) e escola popular. Entre as atividades paralelas, estão programadas apresentações de trabalhos acadêmicos, música e místicas.
10 anos
O Pronera nasceu em 1998 a partir da luta dos movimentos sociais e sindicais de camponeses pelo direito à educação com qualidade social. Desde então, milhares de jovens e adultos, trabalhadores e trabalhadoras das áreas de reforma agrária têm garantido o direito de alfabetizar-se e de continuar os estudos em diferentes níveis de ensino, promovendo a democratização do acesso à educação, a formação de educadores para as escolas de assentamentos e acampamentos e a formação técnico-profissional de nível médio e superior.
É operacionalizado de forma estratégica através da superintendência do Incra, em parceria com instituições públicas de ensino. Sua essência está na compreensão de que o modo de vida do povo do campo tem especificidades quanto à maneira de se relacionar com o tempo, o espaço, o meio ambiente, de organizar a família, a comunidade, o trabalho, a educação e o lazer, o que permite a criação de uma identidade cultural e social própria e novas possibilidades para descobrir e reinventar, democraticamente, relações solidárias e responsáveis no processo de reorganização sócio-territorial do campo.
Fonte: Jeane Machado
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