Quinta-feira, 3 de dezembro de 2009 - 12h18
Encerra hoje o Encontro Estadual das Comunidades Remanescentes de Quilombos, que acontece no Hotel Rondon Palace, em Porto Velho, desde segunda-feira, e tem entre seus objetivos discutir a regularização fundiária das terras dessas comunidades e ações de infraestrutura, especialmente saúde, educação, apoio à produção, transporte e comunicação. A realização é da Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS).
No evento os participantes estão realizando um diagnóstico das comunidades quilombolas para elaboração de um plano de ação, com a participação de representantes das comunidades, prefeituras municipais de São Miguel, Seringueiras, São Francisco, Costa Marques, Alta Floresta e Pimenteiras, órgãos estaduais e federais.
O Incra é o órgão responsável por promover a regularização fundiária dessas terras, atualmente sete comunidades no estado. Duas já estão identificadas pelo Incra: Santo Antônio e Jesus, com relatórios técnicos publicados, aguardando a finalização para a emissão dos títulos. Três comunidades estão em processo de identificação: Pedras Negras, Santa Fé e Laranjeiras. Forte Príncipe da Beira ainda não possui um grupo de trabalho constituído e a comunidade de Porto Rolim de Moura até o momento não requereu a regularização.
De acordo com o superintendente do Incra em Rondônia, Carlino Lima, as principais dificuldades relacionadas à regularização dessas terras são as incidências dos territórios quilombolas sobre unidades de conservação federais e estaduais, áreas de interesse do Exército, e o fato de todas se encontrarem na faixa de fronteira, uma preocupação para o Conselho de Defesa Nacional. “Mas a articulação dos executores de políticas públicas das três esferas governamentais e das lideranças das comunidades, a partir desse evento, muito contribuirá para a aceleração no atendimento às demandas, solução dos conflitos e o alcance do objetivo que é uma qualidade de vida com respeito à história dos remanescentes dos quilombos”, afirmou o superintendente.
Fonte: Jeanne Machado
Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com
Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)