Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Empossado o novo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente



Em solenidade ocorrida na tarde da última sexta-feira, 16, foram empossados os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para o exercício 2010/2012. Vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) a instituição é formada por 12 conselheiros (mais os suplentes) escolhidos entre os representantes do Executivo municipal e de entidades não-governamentais que atuam na área.“Os nomes são indicados à prefeitura pelas entidades com representação no conselho. Cadê ao prefeito a prerrogativa de nomear os conselheiros obedecendo sempre o seguinte critério: seis representantes do município e seis da sociedade civil organizada. Na primeira reunião do colegiado os novos conselheiros elegem a diretoria da instituição que é formada pelo presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários”, explicou Sebastião Oliveira, do CMDCA de Porto Velho. 

Para o biênio 2010/2012 as instituições que terão representatividade no conselho são: Associação Missionária Casa do Pai, Arquidiocese de Porto Velho, Jovens com uma Missão, Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Regional de Psicologia e Rondônia Clube Paraolímpico.A principal competência do CMDCA é formular, no âmbito do município, da política dos direitos da criança e do adolescente, definindo prioridades e controlando as ações de execução; opinar na formulação das políticas sociais básicas de interesse da criança e do adolescente e opinar sobre a destinação de recursos e espaços públicos para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e juventude e fixar critérios de utilização das doações subsidiadas e demais receitas.

Entidades

Além de formulador das políticas públicas para o setor, é também atribuição do CMDCA manter o registro das entidades que atuam com crianças e adolescentes, bem como de seus programas e projetos, zelando para que esta ação seja realizada de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os conselheiros também trabalham ações voltadas a desenvolver o respeito aos direitos da criança e do adolescente, atuam junto a sociedade e aos órgãos públicos para que a criança e o adolescente estejam a salvo de qualquer forma de negligência, discriminação,exploração, violência, crueldade e opressão; garantem políticas compatíveis com as reais necessidades da criança e do adolescente, proporcionando-lhes oportunidades e facilidades, por lei ou por outros meios, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social em condições de liberdade e dignidade. 

É também atribuição do CDMA a deliberação, gestão e aplicação dos recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), um instrumento de captação de recursos, proveniente de fontes diversas, exclusivamente destinado para a promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente em Porto Velho. 

Por meio do fundo são destinados recursos párea a execução de ações, programas e projetos específicos de atendimento à criança e ao adolescente. Para este ano, o CMDCA de Porto Velho já tem garantido R$ 300 mil para financiamento de projetos. As propostas estão sendo analisadas pela equipe técnica da instituição. 

Por ser considerada de interesse público, a função não é remunerada e as reuniões do conselho ocorrem duas vezes a mês em datas deliberadas no início de cada ano. As assembléias são abertas ao público que tem direito a voz, mas não pode votar. No caso das convocações extraordinárias, elas são feitas podem ser feitas pelo presidente, por 50% de seus membros ou por deliberação do colegiado.

Fonte: Joel Elias 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cirone Deiró intermedeia parceria do Ifro com a Assdaco para equipar centro de diagnóstico do câncer em Cacoal

Cirone Deiró intermedeia parceria do Ifro com a Assdaco para equipar centro de diagnóstico do câncer em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (Assdaco) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) vão trabal

Deputado Alex Redano participa da assinatura da ordem de serviço para o centro de treinamento Capitão Silvio em Ariquemes

Deputado Alex Redano participa da assinatura da ordem de serviço para o centro de treinamento Capitão Silvio em Ariquemes

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou na manhã desta sexta-feira 31, da assinatura d

Sérgio Gonçalves e Silvia Cristina reforçam união pela saúde em visita ao Hospital de Amor Amazônia

Sérgio Gonçalves e Silvia Cristina reforçam união pela saúde em visita ao Hospital de Amor Amazônia

Na manhã desta segunda-feira, 3 de novembro, o vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves (União Brasil), visitou o Hospital de Amor Amazônia, em

Deputada Cristiane Lopes defende produtores rurais de Rondônia em audiência pública sobre embargos do Ibama

Deputada Cristiane Lopes defende produtores rurais de Rondônia em audiência pública sobre embargos do Ibama

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), em Porto Vel

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)