Quarta-feira, 1 de agosto de 2012 - 18h01
Um ato marcado por recordações, curiosidade, emoção e muita saudade foi o que aconteceu na Virada Cultural, solenidade alusiva ao centenário de inauguração da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, realizada na praça do complexo ferroviário, em Porto Velho, na manhã desta quarta-feira (1º). Além de autoridades e o público em geral, participaram vários descendentes de ex-ferroviários, a exemplo de Elvestre Johnson, 72 anos, que teve a vida pautada na EFMM juntamente com outros 15 irmãos, filhos dos ex-funcionários da Madeira Mamoré, como Norman Johnson e Elvira Berenice, que também contribuíram com a conclusão do complexo.
Ao representar o governador Confúcio Moura no evento, o chefe da Casa Civil, Juscelino do Amaral, lembrou a trajetória da EFMM que funcionou até 1972 mesmo sem atender à proposta inicial, que seria escoar a produção de borracha da Bolívia, superada depois pela produção da Ásia. A proposta agora, segundo Amaral, é que a ferrovia seja transformada em patrimônio da Unesco, fato que viabilizará a inserção de Rondônia no calendário turístico internacional.
Para isso, o Estado e o município de Porto Velho trabalham em conjunto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para agilizar o projeto de revitalização dos trilhos dos trechos de Porto Velho à igreja de Santo Antônio e de Guajará-Mirim ao distrito de Iata, com financiamento das empresas construtoras das usinas de Santo Antônio e Jirau. O projeto, que prevê também a construção do Complexo Turístico no entorno da igreja de Santo Antônio e do Memorial dos Povos Indígenas, foi iniciado com a reforma dos galpões da praça.
A comemoração ocorre durante todo o dia e a noite, com atividades cívicas, esportivas e cultuais, além da alvorada com queima de fogos, aposição da placa comemorativa do centenário e distribuição da 2ª edição do livro “Das Trevas para a Luz - O Renascer da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré”, que conta a saga da ferrovia que deu origem à capital rondoniense.
Para Elvestre Johnson, o que mais marcou a comemoração foi o apito do trem logo nas primeiras horas da manhã. “Essa buzina tinha um significado especial e ao ouvi-la pela manhã chorei ao lembrar de tudo, da minha mãe, meu pai...”, disse com o olha lacrimejando, reforçando que a história jamais será esquecida e que é preciso a revitalização não só dos trilhos, mas também a valorização dos verdadeiros pioneiros.
Já a estudante do ensino médio, Camille Sabino, 17 anos, disse que o momento serviu para que ela e os colegas que a acompanhavam conhecessem um pouco mais da história da EFMM através das artes plásticas, e fotos expostas nos galpões, além dos descendentes dos ex-ferroviários. “O que mais queremos no momento é que a revitalização aconteça para que possamos vivenciar a emoção dos pioneiros e para que nossa cidade possa oferecer mais um atrativo aos turistas”, afirmou.
A programação iniciada pela prefeitura na terça-feira, em parceria com o Estado, segue até o mês de novembro no Baixo Madeira e demais distritos.
Fonte: Decom
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).