Domingo, 14 de setembro de 2014 - 10h13
Com base no entendimento bilateral dos estados brasileiros fronteiriços com países da América Latina, o embaixador brasileiro José Humberto de Brito Cruz que também foi cônsul em Caracas, na Venezuela, visitou na tarde de quinta-feira (12) autoridades Estaduais. No Palácio Presidente Vargas ele foi recebido pelo secretário-chefe da Casa Civil Marco Antônio de Farias, do historiador Anísio Gorayeb, e ainda pelo chefe de gabinete da Universidade Federal de Rondônia (Unir) Adilson Siqueira de Andrade.
Após conhecer a estrutura e algumas dependências do Palácio, o embaixador assistiu um breve relato feito pelo historiador Anísio Gorayeb do surgimento e atuais desenvolvimentos de Rondônia. O secretário da Casa Civil Marco Antônio de Farias destacou os avanços ultimamente alcançados pelo Estado, com foco nos projetos e programas de desenvolvimentos por meio das parcerias.
Interessado no mercado internacional o embaixador quis saber como era a aproximação dos países fronteiriços com o Estado de Rondônia em relação ao foco comercial e de povos. “Temos todo um contexto neste aspecto, mas em relação a Rondônia nossa maior aproximação com nosso principal país, a Bolívia vem acontecendo há alguns anos. Por conta de um acordo firmado, Rondônia se responsabilizou pela vacinação do gado estrangeiro num raio de 100 quilômetros que começa na faixa de fronteira”.
Outra atividade dos brasileiros radicados em Rondônia com a Bolívia é com o turismo, tendo em vista que muitos saem de seus municípios para fazer compras no país vizinho. Gostaríamos que nossa integração com os bolivianos fosse melhor e temos muito ainda a ser feito”, disse Marco Antônio de Farias.
Na visão do diplomata o Brasil tem muito que avançar e por isso de acordo com ele perde, “pois o exemplo de Rondônia que poderia ter um comércio numa relação bem mais estreita com os bolivianos em termo de comércio é o mesmo que acontece com o Acre que precisa estender suas relações comerciais com o Peru”.
Agenda internacional precisa muito de adequações, mas já é algum avanço em relação a anos anteriores quando o Brasil era extremamente fechado aos seus vizinhos, “hoje até a música e o idioma começa a ganhar espaço entre os brasileiros”, justifica o embaixador brasileiro.
O tema foi debatido por cerca de duas horas no gabinete do governo do Estado e retrata fielmente a visita do embaixador ao Estado de Rondônia que acontece a convite de membros da Universidade Federal de Rondônia (Unir) onde ele fará uma apresentação aos acadêmicos sobre o “Brasil e as Relações Internacionais”. No final do encontro em nome da população, o chefe da casa civil entregou um livro que conta toda a epopeia com a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
Projeto de Cristiane Lopes que amplia voos para Rondônia avança com apoio de Ministro
Em audiência realizada no Ministério dos Portos e Aeroportos, a deputada federal Cristiane Lopes (União-RO) reuniu-se com o ministro Silvio Costa Fi
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, em sessão ordinária na terça-feira (2), o Projeto de Lei 1043/25, que autoriza a transferência de R$
O vereador e jornalista Everaldo Fogaça (PSD), em seu terceiro mandato na Câmara Municipal de Porto Velho, foi o entrevistado do programa Povo na TV,
Alero inclui Alzheimer e doenças graves no rol para Auxílio de Assistência Especial
Na última terça-feira (2), a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou por unanimidade o Projeto de Resolução 136/2025, de autoria da Mesa