Quarta-feira, 19 de agosto de 2015 - 14h38
Em muito breve a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) destacará seus técnicos para atuarem em comunidades indígenas de Rondônia. A articulação para assinatura de um Termo Técnico foi discutida nesta quarta-feira (19), em reunião realizada na sede da instituição, em Porto Velho, entre a diretoria da Emater, representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e Coordenadoria dos Povos Indígenas do Estado de Rondônia (Copir).
O apoio da Emater e do estado como um todo é de suma importância para que os povos indígenas passem a ser visto como pessoas capazes de produzir como qualquer outro produtor rural. “É preciso que o índio seja visto como promotor do desenvolvimento do estado”, argumenta o articulador indígena Marcos Apurinã, que também integra a organização da Conferência da Política Indígena no estado.
Segundo o vice-presidente da Emater. José de Arimateia da Silva, a reunião tratou das ações de assistência técnica que a Emater levará às comunidades indígenas. “Nós trabalharemos em com junto com Funai, integrando as ações das duas instituições”, diz o vice-presidente.
O Termo de Cooperação garantirá orientação e capacitação técnica em vários segmentos produtivos, beneficiando 54 povos indígenas, num total de 18.000 indígenas. “Queremos também que o nosso produto seja legalizado para que possamos comercializar nossa produção”, explica Marcos Apurinã, dizendo que já mantiveram conversas com o governador Confúcio Moura e com outras secretarias de Estado a fim de viabilizar essa ação.
Marcos falou ainda da disposição do governo estadual em apoiar o seminário que será realizado pela Copir e o Projeto Pacto das Águas no intuito de discutir a produção indígena e a extração da castanha-do-brasil. “Para nós é um avanço, pois temos dificuldade d colocar nosso produto no mercado”.
Outro ponto discutido durante a reunião foi a participação da Emater na Conferência de Política Indigenistas, cuja 1.ª etapa será realizada em Porto Velho, de 16 a 18 de setembro. De acordo com o coordenador da Conferência em Rondônia, Vicente Batista Filho, a Emater direito a voz e voto e poderá levar propostas que vão ao encontro das necessidades dos povos indígenas de Rondônia.
A Conferência reunirá 235 indígenas, 104 organizações governamentais e 11 representações não governamentais, além de convidados e simpatizantes. Após essa etapa, as reivindicações serão consolidadas e encaminhadas para a Conferência Nacional de Política Indigenistas a ser realizada de 17 a 20 de novembro deste ano, em Brasília, que reunirá povos indígenas e representantes das instituições de todo o país.
Também participaram da reunião que discutiu i Termo de Cooperação entre a Emater e a Funai o coordenador da Funai de Guajará-Mirim, Adilson dos Santos, o coordenador adjunto da Funai de Cacoal, Ricardo Prado, o representante da Copir, Rubens Suruí, o indigenista Nestor Odício da Silva e o gerente regional da Emater do Território Madeira Mamoré, Hilton Chaves.
Fonte: Wania Ressutti
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram, na última semana, o Projeto de Lei 1231/2025, de autoria do Poder E

Deputada Federal Cristiane Lopes recebe Medalha Amiga da Marinha em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) foi homenageada com a Medalha Amiga da Marinha, concedida pela Marinha do Brasil em reconhecimento

Deputado Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor em RO
O deputado estadual Laerte Gomes (PSD) confirmou, nesta semana, o empenho do recurso no valor de R$ 24 milhões destinado à Fundação Pio XII – Hospit

Cacoal: campanha preventiva do câncer supera expectativa da Assdaco
Mais 887 pessoas, entre homens e mulheres, participaram da campanha denominada Comboni rosa e Comboni azul, realizada pela Associação Assistencial à
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)