Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Emater incentiva atividade agroecológica


O dia de campo sobre agroecologia, realizado na estrada da Cachoeira de Teotônio, em Porto Velho, reuniu cerca de 30 agricultores familiares da comunidade Betel para falar sobre agroecologia. O evento foi realizado pela equipe técnica da Emater Porto Velho, no Território Madeira Mamoré. Dez idosos da Casa do Ancião visitaram o evento para conhecer as técnicas e vantagens da atividade agroecológica.

Agroecologia é o campo de conhecimento que busca contribuir para o desenvolvimento de uma agricultura com base ecológica, ou seja, sem danos ao meio ambiente, e na elaboração de estratégias para um desenvolvimento rural sustentável. A prática não é nova, já que nos primórdios da vida, a agricultura surgiu com essas características. Somente com o passar dos anos e com a introdução da tecnologia dos agrotóxicos é que a agricultura passou a ser um dos principais fatores para o desequilíbrio da natureza.

É comprovado que a constante e desregrada aplicação de agrotóxicos contamina águas, envenena alimentos, eliminam os inimigos naturais dos parasitas e contamina quem os manuseia, resultando em sérios problemas tanto para a fauna e flora como para o homem. Assim, a Emater, através de sua equipe técnica, vem orientando agricultores familiares na importância e necessidade de se utilizar as práticas agroecológicas para obtenção de um alimento mais saudável e livre de dejetos químicos.

Segundo os extensionistas, Jorge Procópio e Luiz Gonzaga, o objetivo do dia de campo foi apresentar aos agricultores familiares daquela região as vantagens e necessidade de utilização das técnicas agroecológicas mostrando-lhes uma propriedade que já aplica a tecnologia. “Além de obter alimentos mais saudáveis, o custo das técnicas agroecológicas é muito mais baixo que o da técnica tradicional”, diz Jorge.

Durante as atividades, os participantes tiveram a oportunidade de visitar a propriedade e ouvir palestras distribuídas em três estações que abordaram os seguintes assuntos: composto orgânico; produção de adubos fosfatados; e defensivos alternativos. Silvana Arnês, gerente do escritório local da Emater em Porto Velho disse que o evento atingiu o objetivo. “A agroecologia vem sendo muito bem aceita na região e já estamos com a programação de uma excursão, para o próximo dia 30, a ser realizada no quilômetro cinco e meio da BR, 364, em Porto Velho”.

Além da comunidade local o evento recebeu a visita de dez idosos residentes na Casa do Ancião São Vicente de Paula.

Fonte: Wania Ressutti 

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)