Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

EMATER é elogiada pelo Banco da Amazonia



Ao contrário de outras unidades da Federação situados na região Norte com exceção do Pará a Tocantins Rondônia, possui um Produto Interno Bruto - PIB de aproximadamente 11 bilhões de Dólares. Uma produção de 11.111 mil cabeças de gado livre de aftosa, liberados para comercialização nacional e internacional pela Organização Internacional de Epizootias de Paris – França.

Uma produção de leite de 2.5 milhões de litros/dia, 2.5 milhões de sacas de 50 quilos de café conillon/ano. Uma infra-estrutura rural de milhares de quilômetros de estradas estaduais e municipais (vicinais) para escoamento da produção. Com energia elétrica programa do  governo Federal;EMATER é elogiada pelo Banco da Amazonia - Gente de Opinião

O nome desse sucesso nos campos de Rondônia, chama-se trabalho e tecnologia a disposição do produtor Rural. O Estado de Rondônia, possui na sua estrutura pública municipal, Estadual e federal 08 instituições de apoio e pesquisa ligados ao agronegócio.

Embrapa, Delegacia Federal da Agricultura-DFARA, CEPLAC,  Seagri, IDARON, SEDAM, EMATER, e SEMAGRI todas essas instituições trabalham afinadas para um único fim: a  produção do agronegócio rondoniense com respeito ao meio ambiente e justiça social.

Ainda não está o ideal, mas todos eles se orgulham dos resultados alcançados e buscam a cada dia melhorar e aperfeiçoar buscando novas tecnologias que possibilite melhores resultados econômicos com qualidade e quantidade.

Em entrevista com o superintendente regional do Banco da Amazônia Wilson Evaristo foi enfático em elogiar o agronegócio do Estado e diagnosticou a premente necessidade dos Governos Federal e Estadual realizar maiores investimentos no setor, possibilitando o crescimento do agronegócio com a contínua diminuição das áreas naturais utilizadas.

“Com tecnologia chegaremos ao dobro da produção no mesmo espaço, com isso atenderemos os mercados consumidores de nossos produtos sem derrubarmos  novas áreas e especificou a Empresa de Extensão Rural do Estado de Rondônia EMATER como um exemplo de heroísmo. A quantidade de técnicos a disposição do produtor rural é muito pouco. Segundo Evaristo é necessário três mais a quantidade de engenheiros agrônomos, veterinários, zootecnistas e técnicos agrícolas para cobrir realmente  com quantidade e qualidade a assistência técnica oferecida aos produtores rurais pela EMater.

O atual secretário executivo da EMATER Elizafan Salles, garantiu que a EMATER vem de todas as formas legais buscando levar assistência técnica aos produtores rurais.

Os programas  mais procurados e elogiados são o PROMEC, pro-leite, programa de melhoria e manejo de pastagens, programa de distribuição de sementes de qualidade, programa de distribuição de calcário, distribuição de tanques de resfriamento de leite, distribuição de embriões de touros de alta linhagem para a produção de leite, inclusive importados.

Segundo Elisafan Salles a assistência técnica oferecida pela EMATER, mesmo com as dificuldades inerentes ao setor, a instituição tema alcançado as metas e tem se estipulado novos desafios como a implantação de uma moderna bacia leiteira na região de Porto Velho e a  expansão da indústria de pescado com metas audaciosas de aumento da quantidade de pescado produzido em cativeiro e agora buscamos a industrialização desse produto para agregar um maior valor a matéria prima.

Para o secretário executivo da EMATER Elisafan Salles,  a produção do agronegócio de Rondônia, é auto-sustentável, é viável e atende a tendência natural da região. O Estado já está colonizado, rico em água e solo, uma migração que veio do Nordeste , Minas Gerais, São Paulo e Paraná, com  longa tradição na produção de café, cacau,  leite e gado de corte e para produção de leite.

O deputado Luiz Cláudio Pereira Alves (PTN) disse que para a continuidade do desenvolvimento econômico e tecnológico  do agronegócio a EMATER e todos os órgãos afins podem contar com  o seu apoio. ”Agronegócio é melhoria de vida para a nossa população, principalmente a população rural que vive mais longe do conforto proporcionado pela tecnologia mais acessível para quem vive nas cidades” explica Luiz Cláudio.

O governo Estadual e federal precisa saber do diagnóstico do superintendente do Banco da Amazônia que só financia os negócios justos socialmente e ecologicamente corretos.

Fonte: Benjamim Zegarra
 

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cláudia de Jesus pede extensão de direito a cômputo de tempo de serviço na pandemia a todos os servidores do estado

Deputada Cláudia de Jesus pede extensão de direito a cômputo de tempo de serviço na pandemia a todos os servidores do estado

Da assessoria – A deputada Cláudia de Jesus (PT), pede que seja elaborado e enviado um Projeto de Lei Complementar que disponha sobre o cômputo, p

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)