Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Emancipação de Extrema está de volta à pauta da Assembleia


 
A emancipação política dos distritos que compõem a Ponta do Abunã, em Porto Velho, com a criação do município de Extrema de Rondônia, foi tema de uma reunião na manhã desta terça-feira (24), no gabinete da presidência da Assembleia Legislativa.

Gente de Opinião

O presidente da Casa, Maurão de Carvalho (PP), se reuniu com o coordenador do Movimento em Prol da Instalação do Município de Extrema, Aparecido Bispo, que mostrou a necessidade de ser aprovada uma nova lei, permitindo a criação do 53º município de Rondônia.

“O que estiver ao nosso alcance, vamos contribuir sim para que essa pauta tão importante seja retomada. Extrema tem viabilidade econômica e condições de se tornar município”, afirmou Maurão.

O deputado Aélcio da TV (PP), que tem base política em Porto Velho, participou da reunião e se comprometeu, junto com o presidente, a mobilizar o Parlamento em torno dessa luta, que já dura décadas.

Bispo informou que, após quatro projetos de lei autorizando a criação de novos municípios terem sido vetados nos últimos anos, surge uma nova esperança com o projeto 353/14, em tramitação no Senado Federal e que tem como relator o senador Valdir Raupp (PMDB-RO).

“A nossa esperança é que esse projeto tramite com celeridade e que a presidente Dilma Rousseff (PT), que já vetou dois projetos anteriores, se sensibilize e sancione o 353/14”, disse Aparecido Bispo.

Segundo ele, “é preciso ainda aprovarmos uma lei estadual, criando o município de Extrema. Lei semelhante já foi aprovada, em 2010, mas foi considerada inconstitucional. Mas, aprovando nova lei no Senado, a criação estaria legalizada, uma vez que já realizamos plebiscito, com homologação do TSE, inclusive”.

O deputado Aélcio assumiu o compromisso de apresentar a matéria na Casa, autorizando a criação de Extrema. “Com o Senado aprovando a lei, já teremos as bases legais para tornar Extrema município”, destacou.

O coordenador pediu apoio da Assembleia para cobrar junto à bancada federal empenho na apreciação e aprovação da matéria. Maurão de Carvalho lembrou que o distrito de Tarilândia, em Jaru, também enfrenta um longo processo em busca da emancipação, tendo inclusive já realizado plebiscito e escolhido a autonomia política e administrativa.

“Vou conversar com o deputado Lazinho da Fetagro (PT), que é de Jaru, para ele também nos apoiar e se engajar nessa luta, que é justa”, observou o presidente.


Fonte: Eranildo Luna
 

.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)