Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Em Rondônia, Lei garante Estudo e Conscientização sobre o Autismo

Estima-se que 90% dos autistas no Brasil ainda não foram diagnosticados


Em Rondônia, Lei garante Estudo e Conscientização sobre o Autismo  - Gente de Opinião

A Organização das Nações Unidas (ONU) criou, em dezembro de 2007, o Dia Mundial do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril. Com o objetivo de conscientizar a população rondoniense acerca do autismo, dos tratamentos adequados, e das experiências familiares e dos profissionais da área, o ex-deputado Maurão de Carvalho teve sancionada a Lei nº 3.597, de 22 de julho de 2015 que “Institui a Semana Estadual de Estudo e Conscientização sobre o Autismo no Estado de Rondônia”.

A lei tem como finalidade conscientizar a sociedade acerca das necessidades dos portadores de autismo; incentivar a inclusão social dos portadores de autismo; realizar ações educativas visando incluir os autistas nos sistemas de atendimento ao cidadão, tais como a educação, a saúde, a assistência social, o transporte, o acesso a medicamentos e outros; promover o encontro de especialistas na área para debater o assunto; elaborar e distribuir cartilhas didáticas para ficarem à disposição do público em órgãos públicos, apontando os sintomas relacionados ao autismo e os mitos que envolvem a doença, objetivando esclarecer o cidadão a respeito.

O texto da lei destaca ainda a Semana Estadual de Estudo e Conscientização sobre o Autismo foi criada para facilitar o acesso à informação e à orientação; realizar debates sobre o autismo com o fim de erradicar o preconceito e de criar meios de inclusão social, compreendendo a divulgação de estudos e experiências nas áreas de saúde, educação e cidadania, bem como estudos acerca da possibilidade de formação profissional dos portadores da doença; não só facilitará a inclusão social do portador, como também permitirá às suas famílias acesso ao conhecimento adequado e atualizado sobre a doença, com alternativas para tratamento.


Entenda mais sobre o Autismo

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que causa desordens complexas do desenvolvimento do cérebro antes, durante ou logo após o nascimento. Geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e suas principais características estão na dificuldade de se comunicar e no comportamento repetitivo. Por afetar mais crianças, os cuidados da família são fundamentais, sobretudo pelos impactos emocional, econômico e cultural que provoca.

Estatísticas recentes apontam que pelo menos 2% de crianças e pessoas em geral estão no espectro autista, 1 em cada 65, pelo menos 70 milhões no mundo e mais de 2 milhões no Brasil. Esses números mostram que há mais crianças no espectro autista que com câncer, síndrome de Down, HIV/Aids paralisia e diabetes juntos. Estima-se que 90% dos autistas no Brasil ainda não foram diagnosticados.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)