Quarta-feira, 16 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Elton Assis vai fortalecer defesa das prerrogativas


Elton Assis: enfoque especial à defesa das prerrogativas - Gente de Opinião
Elton Assis: enfoque especial à defesa das prerrogativas
Continuam a merecer repercussão fortemente positiva em meio à advocacia rondoniense as propostas do Conselheiro Federal e candidato à presidência da OAB, Elton Assis, para destinar tratamento adequado ao trabalho em defesa das prerrogativas e seu fortalecimento no estado. Consistência é o termo adotado pela chapa "Advocacia em 1º lugar" para implementação de uma dinâmica de trabalho mais eficaz para efetivamente consolidar a importância do instrumento para o advogado e, em especial, para o cidadão que o constitui.

Para o diretor tesoureiro da AOB Rondônia, Fernando Maia, que integra a chapa com o mesmo cargo e hoje acumula a presidência da Comissão de Defesa das Prerrogativas, a realização de um trabalho mais efetivo no setor é uma das principais aspirações da advocacia rondoniense. Ele explica que o desrespeito às prerrogativas afeta diretamente o trabalho do advogado até em atitudes aparentemente casuais de serventuários da Justiça. O desrespeito ao advogado em um cartório, por exemplo, pode abalar a confiança de cidadão que representa e comprometer seu trabalho. "Isso atinge especialmente os advogados mais inexperientes e as advogadas. Há, evidentemente, casos de maior gravidade, que afrontam o disposto no artigo 7 da lei 8.906 e devem ser coibidos. Daí a importância da trabalho" - afirma ele.

A proposta da chapa "Advocacia em 1º Lugar" integra o Plano Estratégico de Defesa das Prerrogativas, que prevê ações voltadas para implementar e estruturar as rotinas administrativas e operacionais da Comissão de Prerrogativas. A intenção é permitir o melhor andamento dos trabalhos sem qualquer influência ou descontinuidade ou, ainda, sem que haja tratamento não isonômico entre as demandas da Comissão. Ou seja: eficiência na defesa das prerrogativas, a começar pela  criação da Procuradoria Jurídica para atender o Interior do Estado, em ponto estratégico, com função de prestar assessoria jurídica para as Comissões de Prerrogativas.

A Comissão de Prerrogativas será igualmente fortalecida no Interior do Estado, com representantes nomeados em cada uma das Subseções. O sistema
será ampliado para que a Comissão possa realizar sessões nas maiores Subseções, assim como criação de Núcleos Regionais da Comissão de Prerrogativas. Dessa forma, a instrução e análise dos processos sobre violações de prerrogativas poderão ter andamento descentralizado, com muito maior celeridade na análise, nas conclusões e providências cabíveis.

Será ainda estruturado um “Plantão de Prerrogativas”, com a implementação de ferramentas técnicas e de comunicação que garantam a assistência imediata aos advogados e advogadas que tiverem suas prerrogativas profissionais violadas. Outra importante ferramenta será criada: um registro de violadores de prerrogativas do exercício profissional. O mecanismo irá restringir  futuro cadastro nos quadros da OAB de autoridade que tiverem sido contumazes violadores das prerrogativas profissionais.

Além disso, a OAB vai editar e organizar súmulas com as deliberações do Conselho Seccional sobre a defesa de prerrogativas, criando uma fonte de pesquisa e orientação em relação a violação de prerrogativas e as decisões institucionais. Ao mesmo tempo, será ampliada a atuação da Comissão de Defesa das Prerrogativas para dedicar maior atenção às violações de prerrogativas sofridas pelo profissional em seu cotidiano, como dificuldade do acesso a magistrados, processos e maior agilidade na expedição de alvarás. Caberá também à comissão a realização de  palestras e cursos sobre prerrogativas visando a conscientização das polícias civis, militares, sistemas penitenciários, bem como nas principais autarquias, além de buscar a implementação de disciplinas sobre prerrogativas da advocacia nos cursos de formação de agentes públicos.

No mesmo sentido, a comissão irá proporcionar cursos e palestras nas Instituições de Ensino Superior sobre prerrogativas da advocacia, visando conscientizar o futuro profissional do direito da importância do respeito às prerrogativas profissionais da advocacia. E, ainda, promover a realização das “Caravanas de Prerrogativas” para levar às Subseções programação voltada a advocacia sobre o tema, bem como para realizar visitas institucionais e fortalecer a atuação da Ordem no que diz respeito as prerrogativas profissionais.
Fernando Maia é o atual diretor tesoureiro da OAB-RO - Gente de Opinião
Fernando Maia é o atual diretor tesoureiro da OAB-RO

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 16 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD) obteve uma importante conquista para a segurança pública de Rondônia. Após requerimento protocolado junt

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) realizou uma visita ao Hospital Santa Marcelina, localizado em Porto Velho, na última sexta-feira (11)

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Em visita a Primavera de Rondônia no último dia 8 de julho, o governador Coronel Marcos Rocha, acompanhado do deputado Jean Mendonça, anunciou a pav

Deputada federal Cristiane Lopes destina 300 mil à marcha para Jesus de Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes destina 300 mil à marcha para Jesus de Porto Velho

Uma solenidade marcada por fé, unidade e compromisso com a sociedade marcou o lançamento oficial da Marcha para Jesus 2025, nesta segunda-feira (14)

Gente de Opinião Quarta-feira, 16 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)