Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Eleição da Astir vai parar na Justiça



A eleição da Associação Tiradentes de Policiais e Bombeiros Militar de Rondônia – Astir, continua sem definição. Hoje (18), Chapa 45, entrou com uma Medida Judicial para validar os votos das urnas de lona, que não apresentaram irreguladidades, e a impugnação de três urnas que continham votos indevidos. A Comissão Eleitoral responsável negou o recurso da Chapa 45, que obteve maior número de votos, mas que foi prejudicada pela impugnação de votos de associados do interior do Estado. 

Desde a formação da Comissão Eleitoral, que favoreceu Chapa 10 durante todo o período eleitoral, foram negados todos os recursos apresentados pela Chapa 45, composta pelo PM Cleiton, embora apresentassem fundamentações contundentes, desqualificando a imparcialidade do pleito. 

Um dos recursos pediu a anulação da urna eletrônica da sessão três, que ficava em Porto Velho e continha o voto de um associado que estava impedido de participar do pleito. A Chapa apresentou, inclusive, documentos autenticados em cartório em que o próprio associado admite que não estava em poder de seus documentos pessoais, o que segundo o Edital de eleição da Astir, é proibido. 

A Chapa 45 havia entrado também com outro pedido solicitando urnas itinerantes para os associados do interior do Estado, em localidades fora do eixo da BR 364. Municípios como Costa Marques, Corumbiara e Alto Alegre dos Parecis, os associados tiveram que se deslocar para o município mais próximo, o que causou ainda mais indignação dos associados, que tiveram seus votos impugnados. 

A Comissão Eleitoral, através de uma declaração divulgada no site da Astir, acusa o Tribunal Regional Eleitoral (TRE- RO) de interferir na impugnação das urnas de lona e no pleito eleitoral, o que foi desmentido pelo TRE ainda na tarde de hoje (18).

“A medida judicial visa garantir a credibilidade das eleições, uma vez que essa foi prejudicada por atos desrespeitosos cometidos pela Comissão Eleitoral”, declarou o PM Cleiton.

Fonte: Comunica

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro

Presidente da Fecomércio Rondônia cumpre agenda estratégica com parlamentares na capital federal

Presidente da Fecomércio Rondônia cumpre agenda estratégica com parlamentares na capital federal

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio Rondônia e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, cumpre uma intensa agen

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)