Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Educadora viaja à África para formar professores


Através do projeto não governamental ‘Missão Atos 29’, a servidora da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) Heddlah Fonseca viajará nesta terça-feira (11) para Moçambique, país localizado na região sudeste da África, com o intuito de realizar formação continuada para 30 professores alfabetizadores daquele país e trabalhar a alfabetização com cerca de 800 crianças durante 15 dias.

O treinamento com os professores acontecerá em Maputo, capital de Moçambique, e que, segundo Heddlah, grande parte dos professores tem somente o Ensino Médio concluído. Durante a formação continuada, a professora diz que usará materiais reciclados para repassar conhecimento para os alfabetizadores. “É necessário ser o mais simples possível para que todos entendam da mesma forma”, comenta.

Dos 15 dias que ficará no continente africano, Heddlah passará nove dias em uma aldeia na província de Gaza, distante cerca de 200 quilômetros da capital, ensinando de forma dinâmica as mais de 300 crianças no processo de alfabetização. “As aulas contarão com brincadeiras interativas com elas para que possam entender de uma maneira simples e leve as palavras, números e tudo que envolve a alfabetização”, explica.

A professora afirma que o método de repassar o ensinamento será o mesmo utilizado nas formações continuadas que realiza em Rondônia. “Essa é uma viagem mais diagnóstica, que iremos avaliar como está o nível de conhecimento dos professores e das crianças e, claro, tentaremos aumentar a informação para eles”, comenta.

Heddlah irá como voluntária pelo projeto Missão Atos 29, uma organização não governamental e missionária que realiza assistência humanitária através da saúde e educação às pessoas que vivem em condições de vulnerabilidade. “Acredito que essa viagem seja a plantação de uma semente de aprendizado neles, que eles podem acreditar em uma melhoria do crescimento. Se eu mudar a cabeça de um professor, e ele mudar de uma criança, já é uma grande coisa”, enfatiza.

Texto: Halex Frederic
Foto: Missão Atos 29/Divulgação
Assessoria Seduc
Decom – Governo de Rondônia

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura

Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura

A Escola do Legislativo (Elero) realizará o Projeto Acelero Enem nos municípios de Vilhena e Rolim de Moura, atendendo solicitação do presidente da

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1846/2025, de autoria da deputada federal Cristiane Lopes (União-RO), em conjunto ao PL

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)