Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Educação já fala em greve geral


 

Os trabalhadores em educação da rede estadual de ensino participaram nesta quinta-feira (05/03) de atos públicos realizados pelo Sintero na Capital e em vários municípios do interior. O maior índice de adesão, 90%, foi registrado no Cone Sul, onde, segundo a diretoria da Regional do Sintero.

Em Porto Velho, onde a paralisação atingiu 70% da categoria, a manifestação começou com uma assembléia reunindo mais de mil professores e técnicos administrativos na sede do Sintero. A presidente do sindicato, Claudir Mata, abriu a assembléia com os informes gerais e em seguida passou a discutir com a categoria a pauta do dia.

O protesto dos trabalhadores em educação é para que a direção do Sintero seja recebida pelo governador para discutir a pauta de reivindicação que inclui reposição de perdas salariais, cumprimento da lei do piso salarial nacional, pagamento de gratificações aos professores e aos técnicos, aumento do valor do auxílio saúde, além da alteração do calendário escolar.

Estudos realizados pela Central Única dos Trabalhadores revelaram que a defasagem salarial do funcionalismo público de Rondônia, só na administração do governador Ivo Cassol, contabilizando-se todo o primeiro mandato e os dois primeiros anos do segundo mandato, é de 18%.

No mesmo período a arrecadação do Estado cresceu quase 150%. Conta, ainda, a favor do movimento reivindicatório dos servidores, o fato de que o percentual de comprometimento da folha de pagamento dos serEducação já fala em greve geral - Gente de Opiniãovidores, que no início do atual governo estava próximo ao limite máximo permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 49% da arrecadação, atualmente foi reduzido para apenas 33% das receitas do Estado.

A Seduc, com a aprovação dos deputados estaduais, alterou o calendário escolar prejudicando os trabalhadores em educação, os alunos e a qualidade do ensino, atrasando em um mês o início do ano letivo, praticamente extinguindo o recesso de julho, e jogando o encerramento do ano letivo de 2009 para 2010.

Da sede do Sintero os trabalhadores em educação se dirigiram em passeata até a Assembléia Legislativa, onde se concentrou o protesto. No entanto, não havia na Casa de Leis nenhum deputado que pudesse receber a direção do Sintero e dar uma resposta aos trabalhadores em educação, o que foi observado com repúdio pelo professor Nereu Klosinski, secretário de assuntos jurídicos do sindicato. “O professor, se faltar um dia de trabalho, tem desconto de 33% no salário. Hoje é quinta-feira, dia de sessão na Assembléia Legislativa. No entanto, não há sequer um parlamentar na Casa. Será que o ponto deles vai ser cortado?”, questionou.

A manifestação concluiu aprovando estado de mobilização que poderá se transformar em uma greve geral na educação caso não haja uma resposta do governo. A categoria também decidiu seguir o calendário de lutas da CNTE e intensificar a mobilização nas escolas.

O Sintero fará um levantamento dos recursos da educação comparando com o valor gasto em salários, e vai cobrar uma audiência com o governador para discutir o assunto.

Uma nova assembléia será convocada em breve para dar continuidade ao movimento.

Fonte: Adércio Dias

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes denuncia ação da Força Nacional e decisão do STF que resultou em despejo de famílias rurais em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes denuncia ação da Força Nacional e decisão do STF que resultou em despejo de famílias rurais em Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes manifestou profunda indignação diante da operação de despejo realizada na Linha 106, em Alvorada do Oeste (RO), q

Alero sedia debate sobre embargos do Ibama em propriedades rurais de Rondônia

Alero sedia debate sobre embargos do Ibama em propriedades rurais de Rondônia

Com o apoio da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), foi realizado nesta sexta-feira (31) um debate temático sobre os embargos preventivos apl

Deputada Cristiane Lopes cobra ações urgentes do Governo Federal para conter crise no setor leiteiro em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra ações urgentes do Governo Federal para conter crise no setor leiteiro em Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) enviou um ofício ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, manifestando profunda pr

Rondônia vive momento de diálogo: vice-governador intensifica presença e amplia escuta popular

Rondônia vive momento de diálogo: vice-governador intensifica presença e amplia escuta popular

O cenário político em Rondônia ganhou novos contornos nos últimos dias após análises públicas apontarem possíveis mudanças no tabuleiro estadual. En

Gente de Opinião Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)