Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

É lei! Entra em vigor indenização a profissionais da saúde incapacitados pela Covid-19 e a familiares de vítimas


Mariana Carvalho é uma das autoras de PL que deu origem à nova lei - Gente de Opinião
Mariana Carvalho é uma das autoras de PL que deu origem à nova lei

Foi promulgada e está em vigor a lei que garante indenização aos profissionais de saúde que ficarem incapacitados para o trabalho pela Covid-19. A norma também garante a indenização aos familiares dos trabalhadores da área que tenham falecido em virtude da Covid-19.

A medida estabelece uma espécie de seguro de vida, no valor de R$ 50 mil, para os profissionais de saúde que forem acometidos com a Covid-19 e ficarem incapacitados permanentemente de trabalhar ou para os familiares daqueles que venham a falecer. 

A lei surgiu da junção e aprovação de projetos de lei apresentados por deputados federais em 2020. A Deputada Mariana Carvalho (RO) foi uma das autoras. O relatório final aprovado foi do Deputado Mauro Nazif (RO). 

Mariana explica que esse amparo aos trabalhadores ou familiares de vítimas é um reconhecimento mínimo a quem literalmente está dando sua vida para salvar outras vidas. “A doença não escolhe suas vítimas. Então, essa indenização é o mínimo que pode ser feito”.

O texto final incluiu entre os beneficiários dessa indenização, aqueles cujas profissões de nível superior sejam reconhecidas pelo Conselho Nacional de Saúde; aqueles cujas profissões, de nível técnico ou auxiliar, sejam vinculadas às áreas de saúde; e aqueles que, mesmo não exercendo atividades-fim de saúde, ajudam a operacionalizar o atendimento, como os de serviços administrativos e de copa, lavanderia, limpeza, segurança, condução de ambulâncias e outros.

Também estão incluídos fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, profissionais que trabalham com testagem nos laboratórios de análises clínicas, trabalhadores dos necrotérios e coveiros, e todos aqueles cujas profissões sejam reconhecidas pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e que atuam no Sistema Único de Assistência Social (Suas); e os agentes comunitários de saúde ou de combate a endemias que tenham realizado visitas domiciliares durante a pandemia. 

A presença de comorbidades não afasta o direito ao recebimento da compensação financeira. A indenização poderá ser concedida mesmo que a Covid-19 não tenha sido a única causa, principal ou imediata, para a ocorrência da incapacidade permanente para o trabalho ou do óbito.

Entretanto, deve ser mantido o nexo temporal entre a data de início da doença e o diagnóstico, comprovado por exames laboratoriais ou laudo médico atestando quadro clínico compatível com a doença.

O Presidente Jair Bolsonaro havia vetado a lei, mas o Congresso Nacional derrubou o veto no dia 17 de abril. 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)