Segunda-feira, 18 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Domingo é dia de concurso da Idaron


 

Domingo, dia 08, promete ser de muita expectativa para os 20.020 candidatos a uma das 396 vagas oferecidas, via concurso público, pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron). São 322 cargos no nível médio e 74 no nível superior.

Os motivos são os mais variados, mas podem se resumir em dois pontos: o primeiro, é a estabilidade do emprego público; O segundo, são os salários da autarquia que variam de R$ 3.252,83 a 595,43. Mas o presidente do órgão, Augustinho Pastore, também destaca outras possibilidades para o recorde de inscrições. "As ações da Idaron estão sempre na mídia e mobilizam um grande número da população e dos produtores do nosso estado. E as pessoas querem participar dessas atividades. Se for trabalhando como funcionário público, é melhor ainda. Então, muita gente vai fazer o concurso com essa intenção: ganhar bons salários e auxiliar a cadeia produtiva do estado", disse ele.


Concorrência

De acordo com o relatório final da Funcab sobre a concorrência entre os candidatos, três cargos se destacam. O primeiro é de Técnico Administrativo de Defesa Agrosilvopastoril - Pedagogo (nível superior), com 01 vaga disponível em todo o estado e que teve 320 inscritos.

Em seguida, vem o cargo de Auxiliar de Serviços em Defesa Agrosilvopastoril - Motorista (nível médio), que tem 04 vagas em aberto e 580 pessoas com participação garantida (145 concorrentes por cargo). A terceira função mais concorrida, porém com maior número de inscrições, é o de Assistente Administrativo em Defesa Agrosilvopastoril (nível médio) com 14 mil inscrições e 157 vagas para todo o estado. Uma relação de 90 concorrentes por vaga.


Mudança

Com a interdição pela Defesa Civil da Escola Estadual Araújo Lima, localizada no bairro Nova Porto Velho, devido ao risco de desabamento de um prédio vizinho, a Funcab e a Idaron resolveram transferir todos os candidatos a Assistente Administrativo em Defesa Agrosilvopastoril, que fariam a prova no local, para a Escola Estadual Dr. José Otino de Freitas, que fica na Rua Cassiterita – Conjunto Marechal Rondon, zona Norte de Porto Velho.

"As pessoas podem ficar achando que é falta de organização. Mas a mudança se fez necessária para resguardar os candidatos de qualquer risco. Apesar da correria de última hora, peço que os candidatos procurem saber onde é a nova escola que irão fazer os testes. Todos os dados que estão no Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) como as salas, ficam mantidos. Foi trocada apenas a escola. Também aproveito para fazer um lembrete: todos devem chegar uma hora antes da prova, com o CCI e um documento oficial com foto", finalizou Pastore.

Fonte: Asscom/Idaron / Felipe Corona – MTb 919/RO
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 18 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest

Cristiane Lopes promove audiência pública na Câmara em defesa dos produtores rurais de Rondônia e do Brasil

Cristiane Lopes promove audiência pública na Câmara em defesa dos produtores rurais de Rondônia e do Brasil

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), desde que assumiu seu mandato, vem lutando incansavelmente em defesa dos produtores rurais da Ama

Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público

Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) publicou, no Diário Oficial da última quarta-feira (13), a definição da banca organizadora do 2º concu

Deputada Cristiane Lopes cobra providências urgentes após cancelamento de 12 voos da Azul em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra providências urgentes após cancelamento de 12 voos da Azul em Rondônia

Além de cobrar providências imediatas, a deputada defende seu projeto de lei que propõe permitir que companhias estrangeiras operem voos domésticos

Gente de Opinião Segunda-feira, 18 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)