Quinta-feira, 17 de dezembro de 2009 - 06h53
Iniciativa garante benefícios aos moradores do bairro 
Aproximadamente 80 pessoas cadastradas na Associação de Moradores do Bairro Agenor de Carvalho, em Porto Velho, estão sendo beneficiadas com a doação de 30 computadores pelo Tribunal de Justiça de Rondônia, no primeiro semestre deste ano. No próximo dia 19 de dezembro, uma turma de 25 alunos receberá o diploma do curso de Informática, que ocorrerá na sede da Associação, localizada na avenida Amazonas. 
Inclusão Digital 
Ao todo são 60 alunos, divididos em nove turmas, em três período diferentes. As turmas são compostas por adolescentes, jovens e adultos, que procuram o aperfeiçoamento para conseguirem uma colocação no mercado de trabalho. É o caso da jovem Micheli Silva Santos, que possui 18 anos e ensino médio completo. Ela explica que tem dedicado horas do seu dia para aprender os conceitos básicos da Informática. "Sonho com um emprego melhor", disse Micheli. 
Honório Alves da Silva, diz estar satisfeito com o que tem aprendido. "Tenho 54 anos e me sinto tão jovem quantos os meu colegas de sala. Trouxe ainda minha mulher para partilhar os mesmos conhecimentos e agora praticamos em casa, com o computador que acabo de comprar", comemora. 
O adolescente Jeferson Almeida Cruz, com 13 anos, é um dos mais novos da turma. Para ele o que mais chama a atenção são as ferramentas do software. "Adoro aprender os comandos. Já sei quase todos e a minha digitação também está boa". 
O professor Ezielmo Rodrigues tem se dedicado ao projeto de inclusão digital há quatro anos e durante esse tempo viu mais de 200 pessoas passarem pela Associação. "Mesmo com todas as dificuldades de estrutura, somos estimulados pela necessidade que a comunidade tem de aprender. Com a doação do TJ vamos implantar no próximo mês o curso de Montagem e Manutenção de Computadores", salientou o professor. 
Para a presidente do TJ, desembargadora Zelite Andrade Carneiro, o Judiciário de Rondônia tem investido em responsabilidade social e com isso tem conseguido dar continuidade as ações focadas a Justiça comprometida com o bem estar da sociedade de forma transparente. "Estamos investindo em responsabilidade social e buscando resultados concretos. Nossas iniciativas tem valorizado a auto-estima do cidadão na tentativa de mudar a realidade social", afirmou a desembargadora. 
Associação 
Implantada em Porto Velho há mais de 29 anos, a Associação tem sobrevivido de doações, segundo um dos seus representantes, Edilson Matias Freire. Ele explica que no decorrer dos anos conseguiram fazer as estruturas de alvenaria e tem buscado novas parcerias para implantar mais cursos na associação. "Os alunos pagam uma quantia de 25 reais, sendo que 10 reais vão para custear o salário do professor e o restante para manutenção das instalações. Para janeiro ainda estão previsto cursos profissionalizantes, entre eles, o de corte de cabelo". 
Fonte: Ascom TJRO
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou na manhã desta sexta-feira 31, da assinatura d

Sérgio Gonçalves e Silvia Cristina reforçam união pela saúde em visita ao Hospital de Amor Amazônia
Na manhã desta segunda-feira, 3 de novembro, o vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves (União Brasil), visitou o Hospital de Amor Amazônia, em

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), em Porto Vel

A deputada federal Cristiane Lopes manifestou profunda indignação diante da operação de despejo realizada na Linha 106, em Alvorada do Oeste (RO), q
    Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)