Quarta-feira, 9 de outubro de 2013 - 12h11
Chapa 1 – Ética, Trabalho e Renovação, em respeito a toda a classe médica de Rondônia, vem por meio deste requerimento apresentar seu direito de resposta a matéria eleitoral publicada pela Chapa 2 nesse veículo de comunicação, e o faz com base nos seguintes argumentos:
01.A eleição para compor o CREMERO foi anulada pelo Conselho Federal de Medicina, e posteriormente confirmada pela justiça federal em razão da ocorrência das irregularidades lá indicadas.
02. Na decisão judicial que confirmou a anulação do pleito, a magistrada entendeu salutar haver um novo processo eleitoral, eis que “ao contrário do prejuízo, traz benefícios para as partes, pois é oportunidade de corrigir os equívocos anteriores e trazer a necessária e vital segurança jurídica/moral antes perdida, da qual não se prescindir.”
03. De fato, apesar da decisão do Conselho Federal de Medicina apontar, dentre outras irregularidades, a existência de manipulação de votos pelas pessoas lá indicadas, a decisão judicial não deixou claro de quem seria a culpa efetiva pela anulação; simplesmente entendeu que não pode alguém ser declarado vitorioso em um processo eleitoral carente de “honradez e sinceridade”.
04.Portanto, para a Chapa 1 – Ética, Trabalho e Renovação, pouco importa de quem tenha sido a culpa pela anulação do pleito, se da chapa “a”, “b” ou “c”, e sim, que não se pode pretender assumir a representatividade de uma classe de forma nebulosa.
05.Aliás, o debate de quem seria a culpa pela anulação da eleição é tema que já deu o que tinha que dar, e que de fato está tornando esse processo eleitoral desinteressante e até certo ponto mesquinho.
06.Sugestiona-se, pois, que se pare de tentar achar um culpado pela referida anulação, e se transforme esse debate vazio de sentido e conteúdo em um processo eleitoral de propostas e digno da classe que se pretenda representar. Que a justiça decida se a eleição anulada deve assim permanecer ou não, afinal de contas decisão judicial não se discute, se cumpre!
07.Aos apoiadores da Chapa 1 – Ética, Trabalho e Renovação, que sigam essa orientação e façam uma campanha ética e de boa convivência, e se por ventura algum membro da chapa opositora ou apoiador seu se sentiu atingido por alguma conduta ou comentário mais acalorado proferido por profissional ligado a Chapa 1, aqui segue as desculpas necessárias e nossas sinceras condolências; por mais que se pretenda fiscalizar todas as condutas, não se pode controlar tudo ao mesmo tempo, porém segue o nosso compromisso de conduzir esse processo eleitoral de forma tranqüila e lastreado em discurso de propostas, afinal de contas após o término da eleição haverá a necessidade de união de toda a classe médica para que seja alcançada a finalidade máxima do CREMERO.
08.Em momento algum a Chapa 1 – Ética, Trabalho e Renovação foi favorável a desestabilização de quem quer que seja, pois acredita nas instituições, e caso tenha ocorrido alguma espécie de delito no transcorrer deste processo eleitoral como está sendo anunciado pela mídia, certamente será papel da polícia desvendá-lo após a conclusão das investigações ou do resultado da Comissão Parlamentar de Inquérito recentemente anunciada para investigar o fato lá descrito.
09.Quem não deve não há porque temer algo. Tentar achar um culpado pela existência de uma investigação policial ou deflagração de uma CPI é algo reprovável. Na democracia plena tais meios de controle existem para serem aplicados e devem ser respeitados. Tentar atribuir culpa a quem quer que seja pela deflagração desses meios de controle, ao argumento de uma história fantasiosa e sem nexo algum, mais se assemelha a um protagonista de uma novela de quinta categoria do que a postura digna de quem pretende representar uma classe tão importante como a nossa.
10.Por fim, a liberdade de imprensa deve ser respeitada, e se por ventura houver a transgressão a um direito individual pela linha editorial adotada, então que se procure os meios legais para combatê-lo, a exemplo deste direito de resposta. O que não pode ocorrer é a tentativa de atribuir conduta obscura a quem quer que seja.
11.Se isso não bastar, então só resta à consciência individual de cada um, que deve ser visitada ao anoitecer sobre o aconchego de um travesseiro confortável, como bem argumentava o saudoso Dr. Mario Vianna.
Chapa 1 – Ética, Trabalho e Renovação
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O ano de 2025 foi marcado por uma atuação constante da deputada federal Cristiane Lopes em defesa dos interesses de Rondônia. Ao longo do ano, a par

Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)