Sexta-feira, 15 de junho de 2012 - 20h24
Com a intenção de enfrentar a crise financeira internacional, o governo federal anunciou nesta sexta-feira (15), no Palácio do Planalto, a criação de uma linha de crédito no valor de R$ 20 bilhões para ser captados pelos 26 estados e o Distrito Federal. O anuncio foi feito pela presidente Dilma Rousseff e pelo Ministro da Fazenda Guido Mantega aos governadores, vices e secretários de Fazendas estaduais.
Intitulado de Pró-Invest, o programa prevê a liberação de recursos para investimento em infraestrutura. Mantega disse que essa é a maior linha de crédito já criada para os estados brasileiros. Segundo ele, a taxa de juros vai de 7,1% a 8,1% ao ano, uma taxa bastante baixa para esses investimentos e os recursos poderão ser obtidos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Para o Ministro da Fazenda, os recursos serão voltados para obras, instalações e equipamentos, entre outros, e estarão disponíveis após a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) deste mês. Os valores poderão ser contratados até 31 de janeiro de 2013 e pagos em 20 anos, sendo um ano de carência.
Mantega não informou quais e quantos serão os recursos disponíveis para cada estado, mas adiantou que um dos critérios a ser adotado pela equipe econômica federal é a capacidade de endividamento de cada Estado.
O vice- governador de Rondônia, Airton Gurgacz, elogiou a ação do governo federal e disse que essa linha de crédito será um incremento para Rondônia. “Foi uma iniciativa louvável da presidenta Dilma, aliás, precisamos criar serviços e gerar mais empregos no país”, ressaltou.
De acordo com Airton Gurgacz, a pedido do governador Confúcio Moura, ele aproveitou da ocasião para cobrar do presidente do BNDES e da presidente Dilma a liberação de um empréstimo que o governo do Estado fez há três meses no valor de R$ 543 milhões que até o momento não chegou aos cofres do governo do Estado de Rondônia.
“Esse dinheiro já foi aprovado, já foi assinado, se tivesse chegado, já teria proporcionado muitas obras e contribuído na economia estadual”, explicou.
Para o assessor da Secretaria de Finanças de Rondônia, Carlos Brandão, que também participou da reunião no Palácio do Planalto, o anuncio de Dilma corresponde a uma ação prática do governo federal de enfrentamento à crise.
Segundo Brandão, o governo federal até então, vinha adotando apenas medidas de estímulo ao consumo, e deixado de lado os investimentos. Com o anuncio dessa linha de crédito, ele disponibiliza recursos para que os estados façam esses investimentos. “Tudo isso, dentro de uma política de governo que intervém na economia, e possibilita investimentos promovendo o crescimento econômico no país”.
Fonte: Decom
Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),
Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual
O motocross em Rondônia vive um momento de destaque e evolução, impulsionado pelo apoio de figuras políticas que acreditam no potencial do esporte p
Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), deputado Alex Redano, marcou presença na Reunião Ordinária do Colegiado de Presidentes
“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência
Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç