Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015 - 16h50
A aquisição de novos veículos para a fiscalização e educação de trânsito é demonstração dos investimentos que o governo do estado faz para a preservação de vidas e economizar nos gastos com saúde. Com este argumento o governador Confúcio Moura participou nesta quinta-feira (26), na sede do Detran, da entrega de vans e caminhonetes que custaram mais de R$ 1 milhão.
Além de comemorar a queda nos índices de acidentes desde que foi implantado o programa de fiscalização denominado Lei Seca, o governador disse que também são excelentes os resultados apresentados no setor hospitalar. Um levantamento realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) revelou que Porto Velho também reduziu o número de mortes no trânsito.
Apesar de considerar os números favoráveis, Confúcio diz que é possível melhorar ainda mais e que a entrega dos veículos são esforços neste sentido. Ele destacou ainda que é preciso fortalecer a cultura do respeito às leis do trânsito nas escolas e nas ruas, com distribuição de panfletos, palestras e orientação à população.
O diretor-geral do Detran, José Albuquerque, disse que o ato mereceu a cerimônia porque significa que vidas serão preservadas. Segundo ele, os avanços obtidos na segurança no trânsito são resultado da parceria com a prefeitura de Porto Velho, a quem compete parte da fiscalização. Para Albuquerque, há outros itens em que é preciso melhorar, como a redução da inadimplência na capital, que é muito alta.
RUAS
Ao todo foram entregues 21 vans, que serão utilizadas nas ações da Operação Lei Seca. Este trabalho é voltado para retirar das ruas os motoristas que dirigem sob efeito de bebidas alcoólicas. Os veículos serão distribuídos entre os municípios de Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Pimenta Bueno e Vilhena.
Oito caminhonetes foram entregues e beneficiarão a educação do trânsito, fiscalização dos centros formadores de motoristas e comissões examinadoras. Outras 14 motocicletas foram entregues à Companhia Independente de Trânsito.
O prefeito Mauro Nazif, de Porto Velho, afirmou que não há doença que produza mas gastos no país que os acidentes de trânsito. Segundo ele, que é médico, a mutilações, traumas e outras sequelas marcam a vida das vítimas e que a prevenção pode trazer novas perspectivas para este quadro.
Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Decom - Governo de Rondônia
Assembleia Legislativa lança projeto Assembleia Cidadã com visita piloto de estudantes da Unir
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) deu um importante passo, na tarde da última terça-feira (26), com a realização da visita piloto do proj
PL da Cabotagem Aérea de autoria da deputada Cristiane Lopes ganhaforça para aprovação
A deputada federal Cristiane Lopes (União-RO) esteve nesta terça-feira (26) em audiência com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho,
Assembleia Legislativa de Rondônia aprova recursos para o "Programa Mamãe Cheguei"
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou para o Fundo Estadual de Assistência Social (Feas) um crédito adicional suplementar por anulaçã
Pesquisa mostra as tendências das intenções de votos para deputado estadual em Rondônia
O Instituto Brasil Dados divulgou nesta terça-feira 26.08 mais uma pesquisa mensal de intenção de votos espontânea para pré-candidatos a deputado es