Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Desrespeito com que é da gente. O caso da serraria das 11 horas


 

Flávio Daniel 


De forma irresponsável e descompromissada, dirigentes da nossa terra, desrespeitam, menosprezam, atentam e derrubam , sem nenhuma vergonha na cara, nosso patrimônio histórico, por que não dizer, a história das nossas vidas e de toda nossa gente.

E assim foi mais uma vez constatado esse propósito - próprio desses aventureiros que hoje dirigem esse rincão amazônico - de depredar, pilhar, nossa história, com mais esse triste, lamentável e fatídico ato da destruição da “Serraria das 11 horas”, lá no porto do “Cai n’água”.

Conforme notícia veiculada num site de notícias da cidade de Porto Velho, “para a AMMA (Associação dos Amigos da Madeira Mamoré), isto é um crime, pois, segundo os associados à obra foi iniciada em 1910 e todas as suas peças foram pré-moldadas nos Estado Unidos da América”. Mas nada importa pra essa gente que desconhece o passado e como foi construída a cidade de Porto Velho.

Os órgãos públicos não possuem nenhum registro do que tem importância histórica para nossa cidade. Isso não tem valor para os que dirigem esses órgãos. Eles acham que chegaram aqui para construir uma cidade do nada, portanto, nada tem valor sentimental, emocional; simplesmente traçam seus planos e executam por cima da alma da cidade já construída suas arrogâncias e prepotências oriundas de espíritos pobres, aventureiros, ávidos de poder e de fortuna material, custo o que custar, doa a quem doer. E assim seguem destruindo a alma da nossa cidade.

Cabe perguntar onde está o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e para personalizar mais: Onde está o Sr. Cineasta Beto Bertagna? Não adianta a desculpa esfarrapada que a “Serraria das 11 horas” não era tombada. Se não era tombada, pior ainda para a representação do IPHAN em Rondônia; por que então não providenciaram a tempo o tombamento? Ou assume o desconhecimento do valor histórico pelo que é responsável e daí o despreparo para assumir o cargo ou assume o pior, o descaso para com a história da cidade, ou seja, a irresponsabilidade como gestor público.

Mas chega...a serraria das 11 horas foi ao chão, e agora somente será lembrada quando em qualquer boteco ou bar , um boêmio, um sambista, cantar, a música do poeta Dada do Areal , que há tempo imortalizou nossa saudosa “Serraria das 11 hora”:

Ai...mas que prosa,

a serraria das 11 horas.

Eu fico olhando essa gente

Com jeito inocente

Se dando bem

Pensando enganar todo mundo,

Pensando que todos

São uns “Zé Ninguém”.

Precisam é ver o Amadeu

Só pra ver como ele está.

O que botava a lenha na caldeira

Pras 11 horas, a serraria apitar.

Essa gente amigo,

Nem sabe o que quer,

Nós damos pão, nós damos água

Ainda querem o nosso café
.

Pois é. Mas como dói!


Flávio Daniel é Carnavalesco

Porto Velho, 26 de novembro de 2009


Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)