Quarta-feira, 10 de outubro de 2007 - 06h32
O deputado Eduardo Valverde(PT/RO) disse hoje no Plenário da Câmara, que é preciso pensar num desenvolvimento sustentável distributivo, que beneficie as populações locais tradicionais de seu estado. Entre elas estão os quilombolas, indígenas, extrativistas, pescadores, seringueiros, além das populações urbanas, recém-chegadas em Rondônia.
Segundo o deputado, o Simpósio Amazônia e Desenvolvimento Sustentável, que acontece em Brasília de 19 a 23 de novembro e terá uma versão estadual em nove estados, será uma oportunidade de se discutir uma nova concepção de desenvolvimento. Em Rondônia, o evento será nos dia 26 e 27 de novembro.
Entre as propostas defendida pelo parlamentar, está a do crescimento regional que gere oportunidade de renda e trabalho nas mais diferentes culturas, aliando desenvolvimento sustentável e crescimento econômico respeitando o bioma da região amazônica.
"Historicamente a região amazônica, em especial Rondônia, se desenvolveu consumindo os recursos naturais, com graves danos ao meio ambiente. Então, pensar em desenvolvimento é pensar em tecnologia de acesso a esses recursos naturais, a fim de tirar o essencial e preservá-los para que as gerações futuras possam ter acesso a esses recursos", ressaltou.
Conforme Valverde é preciso aproveitar a oportunidade do Simpósio, para se debater profundamente as alternativas de desenvolver o estado de Rondônia, fortalecer a indústria madereira e a produção florestal e o reflorestamento e fazendo cumprir a Lei de Zoneamento.
Fonte: Leila Brito
Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia
A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d
O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O
Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg