Sexta-feira, 29 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Desentendimento entre Bispo e irmãs em Rio Branco


 
Um desentendimento entre as irmãs Servas de Maria, que administram o hospital Santa Juliana, em Rio Branco-AC, e o bispo da Diocese de Rio Branco, Dom Joaquim Pertiñez, acabou no banco das lamentações do Vaticano, que encaminhou o caso para ser analisado pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

A preocupação do governador Tião Viana em melhorar o setor da saúde do Acre teria sido o motivo do desentendimento. Tentando fortalecer sua equipe, Viana teria convencido duas missionárias que administram o Hospital Santana Juliana, em Rio Branco, a fazer parte da sua equipe. Pela relação de respeito e amizade entre o médico e as religiosas, o convite foi aceito, mas quando chegou ao conhecimento de Dom Joaquim causou desconforto. O religioso se sentiu traído e desaprovou a iniciativa do governador.

Na tentativa de manter um bom relacionamento com a igreja católica, Tião Viana ainda tentou convencer Dom Joaquim, que chegou inclusive a fazer parte do time de futebol do governador, na tradicional pelada de fim de ano organizada pelos irmãos Viana. Mas não teve jeito e o bispo manteve a sua posição de não misturar política com religião. Apesar da posição contraria de Joaquim Pertiñez, as duas irmãs Servas de Maria preferiram manter a palavra de fazer parte da equipe de Tião Viana.

O Vaticano ainda não deu a palavra final sobre o caso, o que deve acontecer até o dia 15 deste mês.


Bispo confirma saída de religiosas

O assunto parece não ter agradado nem um pouco o Bispo Dom Joaquim Pertiñez. No primeiro contato ele se negou a receber a reportagem, mas acabou falando ao ser surpreendido na saída de casa onde mora.

Dom Joaquim confirmou que as freiras aceitaram o convite do governador Tião Viana para reforçarem a equipe de gestão na Secretaria de Saúde do Estado. E revelou que ao invés de duas, são cinco religiosas que estão deixando o Hospital da Diocese.

“Elas ficam no hospital até o dia 10, depois vão pra equipe do governo. São cinco freiras que estão indo, aliás, a ordem a qual elas pertencem também está se desligando a unidade, nenhuma freira da ordem delas vai permanecer lá”, disse o Bispo deixando transparecer certa insatisfação pela decisão das irmãs.

A Ordem a que Dom Joaquim se referiu é das Servas de Maria Reparadora, da qual fazem parte as cinco religiosas que serão desligadas do Santa Juliana pelo líder da igreja católica no Acre.

O Bispo negou, porém que o convite do governador tenha “arranhado” sua relação com o novo governador.

“É preciso separar uma coisa da outra. Ele (o governador), convidou e as irmãs aceitaram ir. Agora a pouco eu falei com ele ao telefone, tá tudo bem entre a gente, tenho um bom relacionamento com o governador”, esclareceu.

O desconforto gerado pela saída das religiosas do hospital, se deu porque as freiras somente informaram a decisão ao Bispo, depois que haviam se reunido com o governador, o que teria deixado Dom Joaquim irritado. Perguntado se sentia-se traído pela religiosas, ele respondeu: “traído não. A decisão é delas, elas mandam em suas vidas, eu não tenho autoridade sobre o destino que cada uma optou. Sou o presidente do Hospital, e isso eu tenho que administrar”, finalizou.

Assessoria do governo confirma convite

A Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, jornalista Mariama Morena, confirmou por telefone que o governo convidou as religiosas para se juntarem a equipe que já está administrando o estado.

A irmã Nair não foi encontrada através do telefone no Hospital das Clinicas [Antiga Fundhacre] onde já foi empossada com diretora administrativa.

Fonte: Roberto Vaz e Jairo Barbosa, da redação de ac24horas
Rio Branco, Acre

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Luizinho Goebel homenageia Ciclo Cairu pelos 40 anos de contribuição ao desenvolvimento de Rondônia

Luizinho Goebel homenageia Ciclo Cairu pelos 40 anos de contribuição ao desenvolvimento de Rondônia

O deputado estadual Luizinho Goebel (Podemos) concedeu voto de louvor à empresa Ciclo Cairu, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao

Ieda Chaves pede concurso para reforçar DEAMs e garantir atendimento 24h às mulheres

Ieda Chaves pede concurso para reforçar DEAMs e garantir atendimento 24h às mulheres

Para solucionar uma lacuna existente há anos no atendimento 24 horas pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), a deputada est

Cabotagem aérea pode ampliar voos e beneficiar Rondônia

Cabotagem aérea pode ampliar voos e beneficiar Rondônia

Atendendo a um pedido do presidente da Fecomércio-RO e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Cost

Governador Cel. Marcos Rocha assume presidência da Federação União Progressistas e União Brasil em Rondônia

Governador Cel. Marcos Rocha assume presidência da Federação União Progressistas e União Brasil em Rondônia

O governador de Rondônia, Cel. Marcos Rocha, assumiu a presidência estadual da Federação União Progressistas e União Brasil nesta quinta-feira (28),

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)