Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Desembargadores avaliam como positiva a primeira sessão de Julgamento Virtual



Os desembargadores da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) avaliam como positiva a primeira sessão do Julgamento Virtual, realizada nesta terça-feira, 22. O projeto, pioneiro no país, quebrou paradigmas ao julgar 18 processos sem precisar da presença dos magistrados num plenário. "Todos os procedimentos foram feitos no ambiente virtual, com bastante rapidez e eficiência", explicou Miguel Mônico, um dos desembargadores que participaram do momento histórico do TJRO.

No Julgamento Virtual são julgados processos que não precisam da sustentação oral, que é a defesa falada feita por um advogado durante a sessão. Entre as questões que entraram na pauta de julgamento, às 8h, a maioria é de recursos, os chamados agravos de instrumento e agravos regimentais.

Alguns desses processos foram motivados por cobranças de dívidas. Um deles, por exemplo, trata-se de um contrato de compra e venda de imóveis, no qual uma das partes não cumpriu com o pagamento de parte da dívida.

Tecnologia

O programa foi implantado pela Coordenadoria de Informática do Tribunal de Justiça e teve como idealizador o desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, que se diz satisfeito com os resultados da primeira sessão. "Nossas expectativas foram atendidas", disse o magistrado. Segundo ele, o próximo passo é a avaliação crítica dos envolvidos: desembargadores, assessores, advogados e servidores do Departamento Judiciário Cível, que ajudarão na configuração dessa ferramenta. Nesse período de verificação, não conformidades e eventuais problemas serão resolvidos. Por um período de 120 dias o projeto do Julgamento Virtual ficará em fase de teste.

Para o presidente da Câmara Cível, desembargador Roosevelt Queiroz da Costa, a tecnologia é fundamental para combater a morosidade da Justiça. "Foi dado o ponta pé inicial, de modo que doravante, provisoriamente, esta Câmara passa a ter duas sessões na semana, a tradicional das quartas-feiras e a virtual às terças-feiras, cujos julgamentos o faremos de onde estivermos, independentemente de estarmos na sede do Tribunal, enquanto as partes, advogados e interessados poderão estar assistindo em qualquer lugar, na Capital ou em qualquer cidade do Estado ou fora dele, desde que conectados".

Durante a sessão, o desembargador Roosevelt postou os votos nos processos em que era relator e ainda divergiu de votos de colegas em outros. "Nesse caso fiz o relatório na hora", esclareceu o magistrado.

Fonte: Ascom TJRO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vereador Everaldo Fogaça tem requerimento aprovado para recuperação da ponte sobre o Rio das Garças em Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça tem requerimento aprovado para recuperação da ponte sobre o Rio das Garças em Porto Velho

Na sessão desta terça-feira da Câmara Municipal de Porto Velho, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) teve seu requerimento aprovado pelos vereadores. O

Deputado Marcelo Cruz anuncia reajuste salarial para servidores da Alero

Deputado Marcelo Cruz anuncia reajuste salarial para servidores da Alero

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), anunciou nesta terça-feira (14) uma revisão anual

Dra. Taíssa visita comércios e fala sobre emenda de R$2 milhões para asfaltamento em Jacinópolis

Dra. Taíssa visita comércios e fala sobre emenda de R$2 milhões para asfaltamento em Jacinópolis

Moradores de Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré, sofrem há anos com poeira e muita lama nas ruas. Os mais afetados são os comerciantes que precisa

Deputada Cristiane Lopes Indica ao Governo Revitalização do Campo do Abobrão na Zona Sul de Porto Velho

Deputada Cristiane Lopes Indica ao Governo Revitalização do Campo do Abobrão na Zona Sul de Porto Velho

Na última semana, a deputada federal Cristiane Lopes, reconhecida por seu engajamento na promoção do esporte em Rondônia, assinou junto ao titular d

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)