Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Desembargadora Ivanira participa de sua última sessão na 1ª Câmara Criminal do TJRO


Desembargadora Ivanira participa de sua última sessão na 1ª Câmara Criminal do TJRO - Gente de Opinião

Tudo como sempre. Habeas Corpus, agravos e sustentação oral. Na mesa ao lado, a taquígrafa registra o julgamento do último processo de uma carreira irretocável de mais de 32 anos dedicados à Justiça. A voz suave, embora firme, leu o voto, aguardou a decisão dos pares e cumpriu com elegância e altivez a missão de decidir sobre a vida das outras pessoas pela derradeira vez. Foi na manhã desta quinta-feira, 30 de junho de 2016, a última sessão de julgamento da 1ª Câmara Criminal do Tribqual unal de Justiça do Estado de Rondônia, da participou a desembargadora Ivanira Feitosa Borges.

Nada será como antes. As palavras carregadas de saudade foram ministradas pelo presidente da 1ª Câmara Criminal, desembargador Valter de Oliveira, que disse à desembargadora que seus votos não serão esquecidos, pela pitada de humanidade que Ivanira dedicava a cada decisão. Realizada e admirada na vida social, familiar e profissional. Daniel Ribeiro Lagos, desembargador membro da Câmara, também a homenageou e lembrou os tempos em que foi tabelião da então juíza Ivanira Borges, na comarca de Espigão do Oeste. Bem humorado, o conterrâneo Jackson Abílio, procurador de Justiça, fez breve e poético relato biográfico. “Ela conseguiu ser superior sem ser arrogante, e ser dura, sem perder a ternura. Foi destemida, sem perder a elevação e a urbanidade”, disse o Abílio.

Presença especial na sessão, o desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, ocupou a tribuna para tecer algumas palavras à desembargadora. Alaor lembrou a passagem pitoresca da vida da magistrada, quando um homem, na iminência de ser preso, resolveu se entregar na casa da juíza Ivanira. “Sabe por quê?”, perguntou o desembargador – “Porque a desembargadora é pessoa em quem se pode confiar”, explicou. Destacou o pioneirismo como primeira juíza, primeira desembargadora da carreira da magistratura, e disse que a colega se aposenta com o senso da missão finda, do dever cumprido e da consciência tranquila. Ele disse que a desembargadora é uma pessoa incomparável. O desembargador Miguel Monico Neto e o juiz José Jorge Ribeiro da Luz também prestigiaram a sessão, assim como servidores, advogados e familiares.

A desembargadora explicou que a aposentadoria é uma decisão meditada e planejada. Apesar de ainda ter vigor para seguir no trabalho ao qual se dedica há tanto tempo, agora ela quer cuidar mais da família e do marido Borges, com quem está casada há 39 anos. Ivanira Feitosa Borges revelou os planos de escrever dois livros que registrem a trajetória longa, trilhada com o infindável desejo de fazer justiça. A desembargadora se despediu com a emoção de quem ama o que faz e aprendeu lições no cotidiano judiciário. “A cada chamado da vida, o coração deve estar pronto para despedidas e para novos começos. Sem lamúrias”, disse.

Essa foi a última sessão de Ivanira Feitosa Borges como magistrada da Justiça estadual. Essa paraibana que se criou e estudou no Maranhão, fez de Rondônia sua nova casa e entrou para a história desse novo estado como a primeira juíza de Direito. Como magistrada são 32 anos de serviço, mas ao todo são 49 anos de trabalho, de caminhada, como fala a desembargadora, esforço de todos os dias é um bálsamo para quem faz o que ama. Citando poema de Ferreira Gullar, a desembargadora disse que, “como dois e dois são quatro, hoje vou me despir definitivamente das vestes talares”.

A sessão 1.454, da 1ª Câmara Criminal, da qual a desembargadora fez parte por 15 anos, foi encerrada com aplausos e forte emoção, no plenário I do Tribunal de Justiça, em Porto Velho. No próximo dia 11 de julho, o Tribunal Pleno do TJRO faz sessão solene para julgar a aposentadoria de Ivanira Feitosa Borges.

“Como dois e dois são quatro

Sei que a vida vale a pena

Embora o pão seja caro

E a liberdade pequena”

Ferreira Gullar


Fonte: Ascom RO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)