Quarta-feira, 7 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputados homenageiam jornalistas Rita e Rômulo Furtado


Sessão solene que vai ser realizada nesta quarta-feira (05 de agosto), a partir das 9hs na Assembleia Legislativa homenageia duas grandes personalidades da comunicação em Rondônia. A jornalista, radialista, ex-deputada federal por dois mandatos e empresária do ramo de comunicação, Rita Isabel Furtado, (falecida em 26 de agosto de 2011) e o engenheiro e também empresário na área de comunicação, jornalista Rômulo Furtado.

O proponente da homenagem foi o próprio presidente da Assembleia, deputado Hermínio Coelho (PSD). Ele destacou a importância do reconhecimento a Rita e Rômulo. “Rita foi a primeira deputada federal mulher constituinte. Foi pioneira em Rondônia, quando veio para cá em meados de 1968, implantar a Radio Nacional de Brasília. Junto com Rômulo furtado, fundaram aqui duas emissoras de rádio e tv. Rômulo, também concedeu importante autorização, quando atuava no Ministério das Comunicações, garantindo concessão pública da maioria das repetidoras de televisão e rádio na Amazônia. São pessoas que merecem o reconhecimento da Assembleia Legislativa”, destacou o presidente Hermínio.

Títulos

Rita Furtado será homenageada com o título Honra ao Mérito (In Memoriam) e Rômulo Furtado com o título Cidadão do Estado de Rondônia. Além de amigos, profissionais da comunicação, empresários e políticos, colaboradores da TV Allamanda/SBT-RO e Tv Meridional/Bandeirantes vão estar na sessão solene, as filhas dos homenageados Adriana e Luciana Furtado.

Diretora do Grupo Allamanda e TV Meridional Band, Luciana Furtado, a exemplo da mãe e o pai, tem investido na expansão da programação local para todo o Estado e qualificação dos profissionais.

Ela agradeceu ao presidente e demais deputados pela homenagem e lembrou a importância do pioneirismo da Família Furtado no desenvolvimento de Rondônia e expansão do sistema de comunicação na região.

 “Percebi a importância do trabalho de Rita e Rômulo em minhas viagens pelo interior de Rondônia. Sinto a presença de minha mãe por onde passo”, destacou Luciana Furtado.

Histórico

Em 26 de agosto do ano passado falecia em Brasília, em decorrência de uma pneumonia, aos 70 anos, a jornalista ex-deputada federal por dois mandatos e empresária do ramo de comunicação, Rita Isabel Furtado.

A infância de Rita foi no Rio de Janeiro, onde estudou na Escola Santa Úrsula, no bairro Botafogo. O pai da empresária, José Ferreira Gomes, morreu quando Rita ainda era jovem. Ela e outros quatros irmãos foram criados pela mãe Elza Ferreira Gomes.

A primeira formação foi em Letras. Mulher culta e bem informada, Rita Furtado começou a gostar de comunicação quando exercia a profissão de professora.

Conheceu Rômulo Furtado numa roda entre amigos, ainda no Rio. Foi nesta época, em meados de 68 que Rita, já formada em Comunicação Social pela Universidade de Brasília, recebeu o convite para trabalhar na Radio Nacional de Brasília, com a missão de implantar a comunicação em Rondônia.

Pioneirismo

Em Rondônia, já pela Rádio Nacional da Amazônia, o primeiro programa foi ao ar em 01 de setembro de 1976. Eram programas destinados àquela extensa região, com informações de alto interesse social sobre saúde, higiene pessoal, saneamento básico, direito de família, segurança pública, orientações sobre atividades agrícolas e pecuárias, além de legislação fundiária. O sucesso foi tão grande que a Rádio Nacional recebia cerca de 50 mil cartas por mês.

Deputada Federal

O convite para se candidatar a deputada federal por Rondônia surgiu com uma conversa de aliados do atual senador José Sarney, com quem mantinha estreita amizade. Foi Sarney quem abonou a ficha de Rita pelo então PSD, em 1982. Rita ganhava então sua primeira eleição como deputada federal, reelegendo-se depois em 1986. Foi a primeira deputada federal mulher constituinte.

Empresária

Depois do último mandato, Rita Furtado não deixa a política totalmente de lado, mas começa a investir como empresária do ramo de comunicação. A jornalista apresentava o programa Regra do Jogo, na Tv Allamanda e por muitos anos o programa de rádio A Hora da Verdade, com Eudes Lustoza.

A jornalista deixou duas filhas: Adriana que reside atualmente em Brasília administrando bens da família e Luciana que administra e dirige os veículos de comunicação em todo o Estado. 

Fonte: Yalle Dantas

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Trabalhadores da Emater passarão a receber licença-prêmio por assiduidade

Trabalhadores da Emater passarão a receber licença-prêmio por assiduidade

Os trabalhadores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) passarão a ter direito à Licença-Prêmio por Assiduidade, conforme pr

Deputada Ieda Chaves é autora da Lei que proíbe o confinamento, acorrentamento e alojamento inadequado de pets

Deputada Ieda Chaves é autora da Lei que proíbe o confinamento, acorrentamento e alojamento inadequado de pets

A causa animal passa a contar com mais atenção. Foi oficializada com a publicação da Lei nº 6.016, de 25 de abril de 2025, de autoria da deputada es

Assembleia Legislativa aprova alterações no PCCR da Sedam

Assembleia Legislativa aprova alterações no PCCR da Sedam

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLC) 130/2025, que altera o Plano de Carreira, Cargos e Remuner

Deputado Alex Redano solicita sinalização urgente na RO-459, entre Rio Crespo e BR-364

Deputado Alex Redano solicita sinalização urgente na RO-459, entre Rio Crespo e BR-364

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia ao Departamento de Estradas e Rodagen

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)