Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputados exigem comprovação de denúncia sobre bactéria


A notícia veiculada na imprensa, quando um técnico denunciou a suposta existência de uma bactéria que estaria atingindo a cultura do café rondoniense, provocou críticas de parlamentares durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (28). Durante o grande expediente, o deputado Lazinho da Fetagro (PT) disse que o engenheiro agrônomo “foi irresponsável ao repassar informações, sem a devida e necessária investigação científica”.

De acordo com a notícia, esta bactéria seria uma grave ameaça à cafeicultura rondoniense, pelo fato de a doença estar sem controle. Para o deputado Lazinho da Fetagro, “a atitude do técnico foi de uma irresponsabilidade muito grande, diante do momento em que esta cultura começa a ser revitalizada em todo o Estado, favorecendo principalmente a agricultura familiar”.

Durante pronunciamento, o deputado Lazinho da Fetagro disse que diante de um caso desta gravidade, deveria antes de tudo, a Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri) constituir um grupo de trabalho, inclusive com a participação de técnicos da Embrapa.

“A Seagri deve emitir uma nota oficial, informando sobre  que está acontecendo. A coisa é tão séria, pois vender a coisa ruim é muito fácil. A notícia vem em momento inoportuno. Esta informação pode ser usada por concorrentes. Isto pode acabar com a cafeicultura, por isto deveria ser muito bem apurado antes de ser noticiado”, afirmou o deputado Lazinho da Fetagro.

Apartes

O pronunciamento do parlamentar recebeu diversos apartes. A deputada Glaucione Rodrigues (PSDC) cobrou da Seagri uma urgente explicação sobre a existência ou não desta bactéria. “Espero uma manifestação pública da Seagri para que eu possa me posicionar. É preciso saber se é verídica ou não esta informação”, afirmou.

Já o deputado Edson Martins também classificou de “irresponsabilidade” o ato de um técnico repassar informações não verdadeiras para a imprensa. “O técnico não observou a dimensão dos estragos de uma informação neste sentido. Espero que o titular da Seagri adote as providências necessárias, no sentido de esclarecer os fatos”, declarou.

O deputado Adelino Follador disse ser preciso apurar as responsabilidades. “Se não for verdade, que este técnico seja responsabilizado judicialmente”, destacou.

Já o deputado Laerte Gomes (PEN) afirmou que esta denúncia veiculada na imprensa afeta todo o Estado, principalmente nos municípios produtores de café. “Isto  é muito grave e deve ser apurado”, complementou.

Fonte: : Paulo Ayres                                                           

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)