Terça-feira, 28 de abril de 2015 - 18h13
A notícia veiculada na imprensa, quando um técnico denunciou a suposta existência de uma bactéria que estaria atingindo a cultura do café rondoniense, provocou críticas de parlamentares durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (28). Durante o grande expediente, o deputado Lazinho da Fetagro (PT) disse que o engenheiro agrônomo “foi irresponsável ao repassar informações, sem a devida e necessária investigação científica”.
De acordo com a notícia, esta bactéria seria uma grave ameaça à cafeicultura rondoniense, pelo fato de a doença estar sem controle. Para o deputado Lazinho da Fetagro, “a atitude do técnico foi de uma irresponsabilidade muito grande, diante do momento em que esta cultura começa a ser revitalizada em todo o Estado, favorecendo principalmente a agricultura familiar”.
Durante pronunciamento, o deputado Lazinho da Fetagro disse que diante de um caso desta gravidade, deveria antes de tudo, a Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri) constituir um grupo de trabalho, inclusive com a participação de técnicos da Embrapa.
“A Seagri deve emitir uma nota oficial, informando sobre que está acontecendo. A coisa é tão séria, pois vender a coisa ruim é muito fácil. A notícia vem em momento inoportuno. Esta informação pode ser usada por concorrentes. Isto pode acabar com a cafeicultura, por isto deveria ser muito bem apurado antes de ser noticiado”, afirmou o deputado Lazinho da Fetagro.
Apartes
O pronunciamento do parlamentar recebeu diversos apartes. A deputada Glaucione Rodrigues (PSDC) cobrou da Seagri uma urgente explicação sobre a existência ou não desta bactéria. “Espero uma manifestação pública da Seagri para que eu possa me posicionar. É preciso saber se é verídica ou não esta informação”, afirmou.
Já o deputado Edson Martins também classificou de “irresponsabilidade” o ato de um técnico repassar informações não verdadeiras para a imprensa. “O técnico não observou a dimensão dos estragos de uma informação neste sentido. Espero que o titular da Seagri adote as providências necessárias, no sentido de esclarecer os fatos”, declarou.
O deputado Adelino Follador disse ser preciso apurar as responsabilidades. “Se não for verdade, que este técnico seja responsabilizado judicialmente”, destacou.
Já o deputado Laerte Gomes (PEN) afirmou que esta denúncia veiculada na imprensa afeta todo o Estado, principalmente nos municípios produtores de café. “Isto é muito grave e deve ser apurado”, complementou.
Fonte: : Paulo Ayres
Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd
Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas
Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est
Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025
Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít
Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d