Quarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputados apontam cooperação, legislação comum e valorização da produção como pontos positivos do Consórcio Brasil Central


Indicada na sessão de terça-feira (22) relatora do Projeto de Lei Ordinária (PLO 171/2015) na Comissão de Constituição e Justiça e Redação da Assembleia Legislativa, proposta que ratifica o Protocolo de Intenções firmado entre os governadores de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Tocantins para criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Brasil Central (CBC), a deputada Lúcia Tereza disse que a iniciativa pressupõe cooperação, e que isso deverá ser observado em todas as ações do grupo.

“Rondônia com o consórcio pode receber também. O consórcio pode nos enriquecer porque temos terra fértil, pecuária grande, meio ambiente, uma infraestrutura logística para turismo que pode ser explorada e não é”, acredita a deputada.

Na avaliação inicial sobre o projeto, ela lembra, entretanto, que o estado tem de ser vigilante para não continuar como base de apoio a economias vizinhas sem receber a devida atenção, como no caso da BR 364, que tem “trânsito pesado, muito pesado, não tem pesagem e todo o asfalto é danificado”.  “Cooperação não pode faltar”, aponta.

Sobre a formação do CBC, o deputado Lazinho da Fetagro disse acreditar que todas as ações que os governos conseguem se alinhar, e nesse “caso é o alinhamento de seis estados”, elas surgem principalmente para o fortalecimento das políticas na região.

Lazinho destaca o fato de Rondônia ser o único estado pertencente a Amazônia. “Isso é um aditivo. Tenho a convicção de que, por estarmos num estado amazônico, com grande quantidade de agricultores familiares envolvidos, muito forte na produção de alimentos, a gente vai poder discutir de igual para igual com estados bem mais ricos que nosso estado, que dependem de nós inclusive para a escoar a produção deles. Temos aqui instrumentos que possam nos potencializar a entrar nesse bloco e fazer a discussão de desenvolvimento de forma muito forte”, acredita o deputado.

A deputada Lúcia Tereza entende que o CBC será bom para fortalecer Rondônia. “Se ficarmos sozinhos a gente nem aparece. E somando, cada um se fortalece no eixo que está mais forte, e é fortalecido por outras experiências, transferência de conhecimento, do saber, do fazer. É importantíssimo, mas tem de ser bem discutido”, avalia.

O deputado Laerte Gomes considera a “ideia interessante” porque traz Rondônia para “o que sempre pensamos”, que é vir para o Centro-Oeste. “A região tem um PIB positivo, tem um peso na economia do Brasil muito grande, são estados com DNA no agronegócio, no setor produtivo, agora logicamente temos de nos preocupar com a defesa dos interesses de cada um dos estados”, afirma.

“Queremos que traga benefícios Rondônia e  à população, e principalmente vemos oportunidade de agregar valor ao que produzimos, e negociarmos a produção em conjunto com todos os estados. E ao mesmo tempo buscarmos ações que forem positivas de outros estados para Rondônia”, diz Laerte.

O CBC prevê nove eixos para o desenvolvimento, e um deles, a educação, é mencionada pela deputada Lucia como a possibilidade de inovação ao se adotar experiências positivas de Goiás, referência no setor e também na  saúde.  “Podemos inovar, incrementar e maximizar na educação”.

O deputado Adelino Follador disse que a definição de uma legislação comum entre os estados no aspecto ambiental é uma necessidade a ser enfrentada pelo Consórcio Brasil Central. “Temos conflitos com a nossa madeira lá em Mato Grosso. Há uma medição do produto que está sendo questionada, o tipo de madeira também, então se tivermos uma lei unificada a fiscalização será facilitada”, considera.

Promover a redução tarifária e incrementar o turismo são pontos que o deputado Follador  também observa como positivos. “Temos de construir uma proposta que seja boa para todo mundo”, diz.
 


Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Cirone assegura recursos e população de Andreazza recebe ambulância

Deputado Cirone assegura recursos e população de Andreazza recebe ambulância

A população de Ministro Andreazza já está sendo atendida por uma ambulância adquirida pela Prefeitura, com recursos assegurados pelo deputado estadu

Assembleia Legislativa de Rondônia busca segundo Selo Diamante de Transparência Pública com pontuação recorde

Assembleia Legislativa de Rondônia busca segundo Selo Diamante de Transparência Pública com pontuação recorde

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) poderá conquistar o Selo Diamante na avaliação de transparência pública promovida pela Associação dos M

Presidente da Assembleia Legislativa comemora entrega da RO-370, a Rodovia do Boi, em Corumbiara

Presidente da Assembleia Legislativa comemora entrega da RO-370, a Rodovia do Boi, em Corumbiara

Nesta sexta-feira (15), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de entrega

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest

Gente de Opinião Quarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)