Terça-feira, 4 de maio de 2010 - 11h33
O deputado Eduardo Valverde (PT/RO), ao participar da mobilização de greve promovida pelos servidores do INCRA firmou seu apoio as categorias, e se prontificou em ser o interlocutor nas negociações com o Ministério do Planejamento.
Entre as principais reivindicações dos servidores estão: cumprimento dos acordos firmados na greve de 2008, isonomia e reestruturação do plano de carreira dos servidores, reabertura das negociações junto ao Ministério do Planejamento e fortalecimento da instituição.
Para Valverde nesse momento é preciso o diálogo e que no seu retorno ao estado na quinta-feira (6) levará uma resposta ao comando de greve. “É fundamental nesse momento unificar o movimento com o IBAMA, ICmBio e Serviço Florestal Brasileiro (SFB)”, ressaltou.
A principal queixa dos servidores é ainda a questão salarial que tem feito com o órgão tenha um esvaziamento contínuo em seus quadros. Conforme a presidente da Associação dos Servidores do Incra (Assincra), Socorro Valério, o nos últimos anos houve uma redução de 30% dos servidores do instituto, que ingressaram em outras carreiras públicas ou se aposentaram.
“Muitos que entraram nos últimos concursos já saíram porque encontraram melhores condições de trabalho e valorização da carreira em outros órgãos; vários estão se aposentando e dezenas de outros foram cedidos para o programa Terra Legal”, disse.
A greve foi primeiramente deflagrada em Brasília, no dia 29 de abril e outros estados como Rondônia estão acompanhando. Porém, de acordo com o superintendente do Incra/RO, Carlino Lima, disse esperar que o movimento se dê forma civilizada,”sem exaltações de ânimos, tudo baseado no diálogo”.
E nessa segunda-feira, mais quatro Superintendências Regionais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) aderiram por tempo indeterminado ao movimento grevista. Entre eles, São Paulo, Tocantins e Rio Grande do Norte.
Além destas, estão em greve também a Sede e Superintendência Regional para o Distrito Federal e Entorno, localizadas em Brasília, Goiás e Rio de Janeiro. Servidores do Incra em Marabá (PA) entraram em greve em abril, estando no momento com paralisações e aguardando novos acontecimentos para se decidirem.
Fonte: Leila Denise
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Projeto sobre inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal tramita na Alero
A Comissão de Constituição, Justiça e de Redação (CCJR) realizou, na manhã desta terça-feira (4), a 48ª reunião ordinária na sede da Assembleia Legi

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (Assdaco) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) vão trabal

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) participou, de forma remota, de uma audiência pública no distrito de Extrema, em Porto Velho, que

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou na manhã desta sexta-feira 31, da assinatura d
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)