Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputado Valverde será interlocutor do INCRA no Ministério do Planejamento



O deputado Eduardo Valverde (PT/RO), ao participar da mobilização de greve promovida pelos servidores do INCRA firmou seu apoio as categorias, e se prontificou em ser o interlocutor nas negociações com o Ministério do Planejamento.

Entre as principais reivindicações dos servidores estão: cumprimento dos acordos firmados na greve de 2008, isonomia e reestruturação do plano de carreira dos servidores, reabertura das negociações junto ao Ministério do Planejamento e fortalecimento da instituição.

Para Valverde nesse momento é preciso o diálogo e que no seu retorno ao estado na quinta-feira (6) levará uma resposta ao comando de greve. “É fundamental nesse momento unificar o movimento com o IBAMA, ICmBio e Serviço Florestal Brasileiro (SFB)”, ressaltou.

A principal queixa dos servidores é ainda a questão salarial que tem feito com o órgão tenha um esvaziamento contínuo em seus quadros. Conforme a presidente da Associação dos Servidores do Incra (Assincra), Socorro Valério, o nos últimos anos houve uma redução de 30% dos servidores do instituto, que ingressaram em outras carreiras públicas ou se aposentaram.

“Muitos que entraram nos últimos concursos já saíram porque encontraram melhores condições de trabalho e valorização da carreira em outros órgãos; vários estão se aposentando e dezenas de outros foram cedidos para o programa Terra Legal”, disse.

A greve foi primeiramente deflagrada em Brasília, no dia 29 de abril e outros estados como Rondônia estão acompanhando. Porém, de acordo com o superintendente do Incra/RO, Carlino Lima, disse esperar que o movimento se dê forma civilizada,”sem exaltações de ânimos, tudo baseado no diálogo”.

E nessa segunda-feira, mais quatro Superintendências Regionais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) aderiram por tempo indeterminado ao movimento grevista. Entre eles, São Paulo, Tocantins e Rio Grande do Norte.

Além destas, estão em greve também a Sede e Superintendência Regional para o Distrito Federal e Entorno, localizadas em Brasília, Goiás e Rio de Janeiro. Servidores do Incra em Marabá (PA) entraram em greve em abril, estando no momento com paralisações e aguardando novos acontecimentos para se decidirem.

Fonte: Leila Denise
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Com o compromisso de promover a inclusão digital, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) realizou nesta semana a entrega oficial de ch

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)