Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputado Alan Queiroz pede estudo sobre recomposição salarial de engenheiros e arquitetos

Estudo técnico pretende promover a recomposição inflacionária dos profissionais das geociências que atuam no Poder Executivo.


Deputado Alan Queiroz pede estudo sobre recomposição salarial de engenheiros e arquitetos - Gente de Opinião

O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) solicitou ao Governo de Rondônia, estendendo o pedido à Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e à Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), a realização de estudos técnicos para promover a recomposição inflacionária dos engenheiros, arquitetos e profissionais das geociências que atuam no âmbito do Governo de Rondônia. 

O Governo do Estado conta com diversas categorias profissionais pertencentes ao sistema CONFEA/CREA e CAU, sendo essencial garantir um valor mínimo de remuneração para essas categorias, cujos salários estão congelados desde a promulgação da Lei Complementar 959/2017. Desde então, não houve correção para incorporar ao menos a inflação, apesar de grande parte das secretarias e autarquias possuírem planos de carreiras próprios. Considerando que a última correção salarial foi em abril de 2014, a inflação acumulada até hoje supera 70%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). 

A ausência de um plano de cargos e carreiras impede esses profissionais de receberem diversas gratificações adicionais, o que faz com que o vencimento represente quase a totalidade de sua remuneração. Diante dessa situação e da inflação registrada entre abril de 2014 e junho de 2024, propõe-se a aplicação de um percentual de 78,06% de correção aos valores da tabela de vencimentos, classes e referências do anexo I da Lei Complementar 959. 

O parlamentar ressalta a urgência na realização dos estudos, considerando que essa é uma forma de valorizar a contribuição desses profissionais para o estado. “Os profissionais estão há anos com seus salários congelados desde a promulgação da Lei Complementar 959/2017, o que os prejudica significativamente. Desde então, a inflação acumulada ultrapassa 70%, e nenhuma correção foi aplicada para mitigar esse impacto. A valorização desses profissionais é fundamental para que continuem desempenhando suas funções com excelência, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento de Rondônia”, afirmou. 

Para a execução desses estudos, é fundamental também calcular os impactos orçamentários, de modo a abrir uma mesa de negociação entre o Governo de Rondônia e os profissionais representados pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado de Rondônia e pelo Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Rondônia, visando a recomposição salarial com base nos índices inflacionários.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)