Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputada Mariana Carvalho é autora de seis leis voltadas ao enfrentamento da pandemia


Trabalho da deputada tem se destacado na Câmara dos Deputados na defesa pela população brasileira. - Gente de Opinião
Trabalho da deputada tem se destacado na Câmara dos Deputados na defesa pela população brasileira.

A Deputada Federal Mariana Carvalho está entre os deputados que mais apresentaram projetos de lei e que mais tiveram projetos aprovados e convertidos em lei no último ano. Como integrante da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19 e  em parceria com outros deputados, a parlamentar apresentou inúmeras propostas que foram aprovadas pelo Congresso e convertidas em lei. 

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO

A Lei 14.023 é uma dessas. Ela  obriga o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) a todos os trabalhadores da linha de frente, garantindo proteção aos profissionais que não pararam em nenhum momento, sejam eles da saúde, da segurança e das várias áreas essenciais. “Também definimos nesta lei a prioridade na realização de testes da Covid-19 para os profissionais da linha de frente”, ressalta a Deputada.

TELEMEDICINA

A possibilidade de uso da telemedicina durante a pandemia da Covid-19 surgiu de uma proposta de Mariana em parceria com a Deputada Adriana Ventura (NOVO-SP). O projeto deu origem à Lei 13.989, que teve a concordância do Conselho Federal de Medicina. “Com isso, conseguimos reduzir distâncias, garantir atendimentos médicos e continuidade de tratamentos, ao mesmo tempo em que reduzimos os riscos de contágio da Covid-19”, ressalta. 

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Já a Lei 14.022 garante o atendimento nos órgãos de segurança de forma ininterrupta para as vítimas de violência doméstica. A norma determina o atendimento online e presencial quando necessário. Pela lei, os serviços de atendimento às vítimas de violência doméstica, se tornaram serviços essenciais não podendo parar durante períodos de isolamento social e lockdown. 

IDOSOS

Pensando nos idosos que vivem em abrigos, a Deputada apresentou proposta junto com a Deputada Leandre (PV-PR), que foi aprovado e convertido na Lei 14.028, destinando R$ 160 milhões para as instituições de longa permanência (ILPIs) que cuidam de idosos. Os recursos foram destinados para equipar os abrigos e auxiliar no combate à Covid-19. 

REGISTROS NA ANVISA

Com a Lei 14.006, Mariana garantiu a agilidade para a liberação dos registros para novos medicamentos e outros itens de saúde. Agora a Anvisa tem 72 horas para liberar o registro de novos medicamentos a partir do momento que é feito o pedido. A deputada explica que a medida é válida durante a pandemia de Covid-19 e que, dessa forma, permitiu que o Brasil não ficasse para trás, podendo utilizar os principais recursos existentes em outros países e validados por seus órgãos de controle sanitário.

INDENIZAÇÃO

Neste ano de 2021, foi sancionada a Lei 14.128, que garante o pagamento de uma indenização no valor de R$ 50 mil aos profissionais de saúde que ficaram ou ficarem incapacitados permanentemente para o trabalho por causa da Covid-19. O valor também deverá ser pago às famílias dos profissionais da área que falecerem por causa da doença.

“Vivemos um período difícil, mas conseguimos dar importantes respostas à sociedade. O trabalho é constante e esses resultados mostram que é possível fazer um mandato voltado para a realidade e com foco na proteção da nossa sociedade”.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com 99,36%, Assembleia recebe Selo Diamante de Transparência Pública

Com 99,36%, Assembleia recebe Selo Diamante de Transparência Pública

Pelo segundo ano consecutivo, a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu o Selo Diamante conferido pelo Programa Nacional de

Presidente do Progressistas, deputada Sílvia Cristina anuncia chegada de novas lideranças ao partido

Presidente do Progressistas, deputada Sílvia Cristina anuncia chegada de novas lideranças ao partido

A presidente estadual do Progressistas, deputada federal Sílvia Cristina, anunciou a chegada de novas lideranças ao partido. O evento que marca o re

Prestação de contas destaca ações e investimentos do mandato de Cláudia de Jesus em Rondônia

Prestação de contas destaca ações e investimentos do mandato de Cláudia de Jesus em Rondônia

Em três anos de atuação, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou um balanço marcado pela valorização dos trabalhadores, fortalecimento

Deputada Cristiane Lopes anuncia a retomada da investigação contra o leite importado e reforça defesa dos produtores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes anuncia a retomada da investigação contra o leite importado e reforça defesa dos produtores de Rondônia

Após cobranças firmes da deputada federal Cristiane Lopes no plenário da Câmara e no envio de ofícios ao Governo Federal, o Ministério da Indústria

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)