Terça-feira, 24 de janeiro de 2012 - 12h08
A capital de Rondônia celebra nesta terça-feira (24), 97 anos de Instalação. Porto Velho surgiu às margens do rio Madeira, em plena floresta amazônica, e se tornou referência econômica no Estado. Para o Deputado Federal Marcos Rogério (PDT-RO), é momento de celebrar o novo ciclo de desenvolvimento presente na capital rondoniense. O parlamentar acredita que a população tem muito que comemorar nesses quase 100 anos de instalação da cidade, ao mesmo tempo em que, precisa organizar e focar um crescimento planejado em bases sólidas para as próximas décadas.
O pequeno povoado erguido às margens do rio Madeira, acompanhou a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e fazia parte do Estado do Amazonas. Criado em dois de outubro de 1914, através da Lei nº 757 sancionada por Jonathas de Freitas Pedrosa, o município de Porto Velho teve como primeiro administrador o Major do Exército Fernando Guapindaia de Souza. A instalação do município ocorreu em 24 de janeiro de 1915.
Com o passar dos anos, Porto Velho produziu ciclos econômicos importantes para a economia da região Amazônica, especialmente na produção de matéria-prima para indústria brasileira e internacional. Todas essas fases foram possíveis graças ao sacrifício de milhares de famílias que para cá migraram e ajudaram a construir a cidade.
Atualmente, explica Marcos Rogério, a capital rondoniense vive outro grande ciclo positivo com a construção de duas usinas hidrelétricas no rio Madeira. "São milhares de empregos criados direta e indiretamente, além do crescimento econômico que beneficia Porto Velho e cidades vizinhas".
Acreditando no desenvolvimento macro de Porto Velho, o deputado federal Marcos Rogério se empenha na liberação de recursos junto ao Governo Federal para implementar projetos de crescimento, garantindo emprego e renda para a população. "Na Câmara dos Deputados, estamos criando projetos que beneficiam os moradores da capital e da região, produzindo boas expectativas para o futuro promissor da cidade".
O deputado também acredita na força das prefeituras não só da capital, bem como do interior. Marcos Rogério é municipalista, defende a administração direta das prefeituras. "É nos municípios que se encontram a força econômica da região. Precisamos fortalecer políticas publicas para que desenvolvam suas atividades gerando renda para suas famílias".
Além de garantir recursos federais diretamente a Porto Velho e todas as demais regiões, o deputado Marcos Rogério define essencial a parceria com o Governo do Estado. Para ele o Governador Confúcio Moura está no caminho certo, unindo diferentes frentes em prol do desenvolvimento. "Porto Velho e Rondônia como um todo, precisa fomentar recursos e um programa de crescimento econômico e social para as próximas décadas. Para isso, estamos apoiando o trabalho do Governador na busca de melhorias e soluções que garantam um futuro digno a todos", afirmou.
Deputado Marcos Rogério aproveita a comemoração de 97 anos de Instalação da cidade de Porto Velho e parabeniza toda população que escreve essa história de luta e vitórias. "Uma história muito bonita de desbravadores, de migrantes e imigrantes que aqui chegaram, e hoje suas famílias continuam essa trajetória em busca de vencer novos desafios", finalizou.
Fonte: Adão Gomes
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar